Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Presidente da Câmara quer Bombarral mais dinâmico na vida económica

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Bombarral comemora no dia 29 de junho o seu 105º aniversário. A Câmara Municipal tem um programa vasto de comemorações nos dias 29 e 30. Destaca-se, como habitualmente a sessão solene, onde o presidente da autarquia faz um discurso sobre o trabalho que tem desenvolvido com o seu executivo, bem como apresentará as linhas diretivas para os próximos anos. Ao JORNAL DAS CALDAS, Ricardo Fernandes, que nas últimas eleições autárquicas abriu um novo ciclo no Bombarral, disse que trabalha para que o município “adquira uma dinâmica diferente, mais apelativa, em vários setores da vida económica e financeira”.

“Queremos ser um ponto de atração turística”, sublinhou o presidente da Câmara do Bombarral, entrevistado pelo JORNAL DAS CALDAS, revelando que o concelho tem “história, gastronomia, património e natureza”. “Pensar o turismo no Bombarral é pensar de forma integrada, onde cada local é especial e cumpre uma função própria”, adiantou.

Um dos projetos de destaque é a requalificação do Mercado Municipal. Uma obra no valor de 370 mil euros e que o autarca espera que esteja finalizada até o final deste ano. Ricardo Fernandes pretende, com este projeto, “dar uma nova vida ao Mercado Municipal, adaptando-o aos tempos modernos”. “O edifício é lindíssimo e transporta-nos para os meados do século XX”, disse o presidente da Câmara, referindo que o objetivo é que durante o dia sirva o comércio tradicional e à noite ser reconvertido num espaço de animação e um local de intervenção de índole cultural”.

De acordo com o autarca, trata-se de uma forma de dinamizar o mercado e aproximá-lo das pessoas e instituições. O responsável afirmou estar atento a novas propostas para o Mercado Municipal para perceber se podem ser “aplicadas em algumas iniciativas a realizar, nomeadamente ao nível do showcooking e demonstrações de produtos gastronómicos”. “A ideia é criar um espaço mais funcional para várias atividades que dinamizem o local”, resumiu Ricardo Fernandes.

A revitalização do comércio tradicional é para o presidente da autarquia uma das prioridades do executivo. “Vamos reabrir a Rua do Comércio ao trânsito, uma questão que é para nós fundamental”, salientou o autarca. “Tornou-se há cerca de 30 anos uma rua pedonal que se traduziu num resultado nefasto para todo o comércio tradicional da nossa zona nobre e em termos comerciais resultou o encerramento progressivo das lojas”, explicou o presidente da Câmara.

Segundo Ricardo Fernandes, o intuito naquela altura foi criar uma “Rua das Montras” (à semelhança das Caldas), com todos os espaços comerciais concentrados, o que não resultou. Nesse sentido a Câmara vai reabrir a rua ao trânsito, onde as viaturas vão ter que “conviver com os peões”.

Dinamizar o comércio tradicional

A abertura da Loja do Cidadão vai servir “de âncora” para a revitalização do centro, afirmou o presidente da autarquia.

Ricardo Fernandes referiu que a criação deste espaço está inserida numa estratégia mais global de regeneração e revitalização do centro do Bombarral, afetado pela quebra do comércio provocado pelo encerramento de vários estabelecimentos comerciais.

“Queremos um novo dinamismo e a abertura de novos estabelecimentos ligados à restauração, vestuário ou turismo”, declarou.

“Vamos requalificar também o espaço urbano com mais zonas verdes e melhores vias pedonais e criação de ciclovias”, apontou.

Com o intuito de fomentar a participação e o envolvimento cívico da população, o Município do Bombarral implementou, pela primeira vez, um Orçamento Participativo. “Era uma promessa no meu programa eleitoral”, referiu o presidente, apelando às pessoas que apresentem projetos de obras.

Municípios do Bombarral e Cadaval constroem canil

Um projeto intermunicipal com o Município do Cadaval com a construção de canil com alguma dimensão foi outra obra apresentada pelo presidente da Câmara do Bombarral. A nova estrutura, que deverá entrar em funcionamento em outubro, garante o autarca, terá as condições ideais para receber os animais. É um “equipamento fundamental para podermos cumprir a nova delegação de competências em relação a estas questões de saúde animal”, referiu.

As temáticas da saúde, do bem-estar e dos estilos de vida saudáveis estiveram na ordem do dia da primeira edição do Fórum Saúde, que se realizou no Bombarral entre 17 e 19 de maio, e que foi inaugurado pela ministra da Saúde, Marta Temido. Nesta iniciativa a Câmara do Bombarral promoveu um debate sobre o novo Hospital do Oeste. Ricardo Fernandes está na linha da frente na discussão do próximo hospital para a área Oeste. “É sem dúvida um equipamento, em termos de assistência hospitalar, fundamental que se coloque na agenda até final deste ano”, declarou o autarca.

Ricardo Fernandes falou também do projecto OesteLED, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, que prevê a substituição do parque de luminárias convencionais por outras de tecnologia LED. “O projeto já arrancou com a substituição de cerca de três mil luminárias no concelho do Bombarral, o que se vai traduzir numa poupança da fatura energética e numa melhoria para o ambiente com a redução de emissões de gases de efeito de estufa”, indicou.

Programa do 105º aniversário do concelho

O início das atividades comemorativas está agendado para as 22 horas do dia 28 de junho, com a realização do concerto da Banda Xeques Orquestra, que vai ter lugar na Praça do Município, onde, pelas 24 horas, será possível assistir a um espetáculo de fogo de artifício.

As cerimónias oficiais do 105º aniversário do concelho do Bombarral têm início pelas 10h30 do dia 29 de junho, com o hastear das bandeiras, no edifício dos Paços do Município, acompanhado pela banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense, pelos Bombeiros Voluntários do Bombarral e entidades oficiais.

Pelas 11h, terá lugar a sessão solene da Assembleia Municipal, com as intervenções do presidente da Assembleia, Jorge Gabriel Martins, do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, bem como dos representantes dos vários partidos com assento neste órgão autárquico.

Arraial Oitocentista

No âmbito das comemorações do aniversário do concelho, nos dias 29 e 30 de junho vai igualmente realizar-se na Avenida Casimiro da Silva Marques, vulgarmente designada como Avenida da Estação, a segunda edição do Arraial Oitocentista.

O evento, que nos irá transportar de regresso ao século 19, proporcionará aos visitantes a oportunidade de assistirem a diversos momentos de animação, contando o evento com a participação da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, do Grupo de Teatro Amador “Os Lendários”, do grupo “Terra Velhinha”, da Sociedade Filarmónica Carvalhense, do grupo “Os Mal Vestidos” do CCMB, do Rancho Folclórico “Fazendeiros” de Gamelas e do Grupo de Cantares de Zambujeira e Serra do Calvo.

No Arraial Oitocentista vão estar também vários espaços de artesanato, de ofícios antigos e quem visitar o certame terá ainda a possibilidade de degustar as mais diversas iguarias nas “tasquinhas”, que serão asseguradas por várias associações do concelho.

Além de realçar um dos acontecimentos mais marcantes da história do concelho do Bombarral, como foi a Batalha da Roliça, travada no território desta freguesia em agosto de 1808, esta iniciativa tem igualmente por finalidade proporcionar às associações um evento onde possam angariar fundos para a realização das suas atividades.

O certame abre portas em ambos os dias às 12h, encerrando no sábado à uma da manhã e no domingo à meia-noite.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss