Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

750 alunos na ecocaminhada do Agrupamento Raúl Proença

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sob o lema “Caminhamos juntos a favor da proteção do meio ambiente”, cerca de 750 alunos e professores do Agrupamento de Escolas Raúl Proença (AERP) participaram na quarta edição da ecocaminhada solidária que decorreu no passado dia 13.
Paragem em frente à Câmara, onde os participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara e a vereadora da educação

Este ano a iniciativa envolveu os alunos do 7º, 8º e 10º anos da Raul Proença e sete turmas do 7º e 8º anos da EBI de Santo Onofre.

Com partida na Escola Raúl Proença, a caminhada seguiu para o centro da cidade, num percurso de cinco quilómetros que terminou no Parque D. Carlos I com uma regata. Enquanto as equipas mistas de quatro elementos (duas raparigas e dois rapazes) tentavam remar à volta do lago para fazerem o melhor tempo, centenas de alunos assistiram e aplaudiram, dando força aos colegas. No final todos ganharam uma medalha de participação.

Houve uma paragem em frente à sede da Câmara Municipal, onde os participantes da caminhada foram recebidos pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, e pela vereadora da educação, Maria João Domingos.

Solidário com o evento esteve o presidente da União de Freguesias Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, que participou na ecocaminhada.

A atividade, que encerrou o ciclo de ações do Clube Eco-Escolas para este ano letivo, teve uma vertente solidária, em que os alunos participantes levaram centenas de alimentos que reverteram a favor da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte.

“Todos em união vencemos a poluição”, “A terra não é um gelado”, “Mudem as políticas e não o clima”, foram alguns dos exemplos dos recados que os alunos deixaram impressos nos muitos cartazes feitos com materiais reciclados que envergavam enquanto caminham pelas ruas das Caldas da Rainha.

Para a ecocaminhada os jovens também fizeram t-shirts personalizadas.

Esta iniciativa inseriu-se “no trabalho consistente que desenvolvemos em termos do projeto Eco Escolas no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável e responsabilidade social”, referiu João Bernardes Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença. Foi a primeira vez que realizaram a ecoregata com o objetivo de “promover a atividade física e estimular a participação”.

Para o responsável, “o importante é envolver a cultura da preservação do ambiente e que eles a pratiquem no dia a dia”. “Não basta irem a manifestações gritar se depois na escola ou em casa não forem colocar o lixo no ecoponto, portanto, temos que trabalhar nesse sentido”, salientou.

O diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença referiu ainda que a iniciativa pretende também incentivar os alunos a “andar a pé na cidade porque é tudo muito próximo e não é necessário aos pais andar de um lado para o outro a transportá-los”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.