Q

Previsão do tempo

22° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C

750 alunos na ecocaminhada do Agrupamento Raúl Proença

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sob o lema “Caminhamos juntos a favor da proteção do meio ambiente”, cerca de 750 alunos e professores do Agrupamento de Escolas Raúl Proença (AERP) participaram na quarta edição da ecocaminhada solidária que decorreu no passado dia 13.
Paragem em frente à Câmara, onde os participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara e a vereadora da educação

Este ano a iniciativa envolveu os alunos do 7º, 8º e 10º anos da Raul Proença e sete turmas do 7º e 8º anos da EBI de Santo Onofre.

Com partida na Escola Raúl Proença, a caminhada seguiu para o centro da cidade, num percurso de cinco quilómetros que terminou no Parque D. Carlos I com uma regata. Enquanto as equipas mistas de quatro elementos (duas raparigas e dois rapazes) tentavam remar à volta do lago para fazerem o melhor tempo, centenas de alunos assistiram e aplaudiram, dando força aos colegas. No final todos ganharam uma medalha de participação.

Houve uma paragem em frente à sede da Câmara Municipal, onde os participantes da caminhada foram recebidos pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, e pela vereadora da educação, Maria João Domingos.

Solidário com o evento esteve o presidente da União de Freguesias Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, que participou na ecocaminhada.

A atividade, que encerrou o ciclo de ações do Clube Eco-Escolas para este ano letivo, teve uma vertente solidária, em que os alunos participantes levaram centenas de alimentos que reverteram a favor da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte.

“Todos em união vencemos a poluição”, “A terra não é um gelado”, “Mudem as políticas e não o clima”, foram alguns dos exemplos dos recados que os alunos deixaram impressos nos muitos cartazes feitos com materiais reciclados que envergavam enquanto caminham pelas ruas das Caldas da Rainha.

Para a ecocaminhada os jovens também fizeram t-shirts personalizadas.

Esta iniciativa inseriu-se “no trabalho consistente que desenvolvemos em termos do projeto Eco Escolas no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável e responsabilidade social”, referiu João Bernardes Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença. Foi a primeira vez que realizaram a ecoregata com o objetivo de “promover a atividade física e estimular a participação”.

Para o responsável, “o importante é envolver a cultura da preservação do ambiente e que eles a pratiquem no dia a dia”. “Não basta irem a manifestações gritar se depois na escola ou em casa não forem colocar o lixo no ecoponto, portanto, temos que trabalhar nesse sentido”, salientou.

O diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença referiu ainda que a iniciativa pretende também incentivar os alunos a “andar a pé na cidade porque é tudo muito próximo e não é necessário aos pais andar de um lado para o outro a transportá-los”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras arrancam em setembro no Centro de Saúde de Óbidos

Foi assinado no dia 10 de agosto, no Centro de Saúde de Óbidos, o auto de consignação da requalificação da unidade de saúde. Trata-se de um investimento de 473.991,83€ (acrescido do valor do IVA) e com um prazo de construção de dez meses. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal de Óbidos, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, João Gomes, e de João Soares, gerente da Sunever Engenharia, Lda, empresa que vai realizar a obra.

centro

Nadadouro com nove dias de animação

De 29 de julho a 6 de agosto realizou-se no Nadadouro, nas Caldas da Rainha, a festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, habitualmente uma das iniciativas mais concorridas fora da sede do concelho.

animacao

Lavadouro embelezado

A Junta de Freguesia do Nadadouro requalificou o lavadouro, construído em 1980, e transformou-o num verdadeiro tributo às lavadeiras da localidade.

lavadouro