Q

Previsão do tempo

24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

2º Convívio da Família Ribeiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 9 decorreu o segundo convívio da família (Marques) Ribeiro, constituída pelos descendentes de António Ribeiro (também conhecido por António Russo) e Rosária da Piedade Marques. O casal, natural e residente na Ribeira do Amiais (freguesia de Alvorninha), nas Caldas da Rainha, teve 16 filhos.
O casal Rosária Marques e António Ribeiro

O convívio decorreu na Associação de Santa Marta e procurou reunir a família, que apesar de estar em contato, nem sempre tem oportunidade de se encontrar. Foi um momento de confraternização que permitiu aos vários membros conhecerem os mais novos ou reverem aqueles que por razões diversas se foram afastando das Caldas da Rainha.

Estiveram presentes 130 membros da família (mais dez do que o ano passado). Do núcleo familiar principal salientam-se os seis irmãos: Etelvina, Lucília, Deonilde, Paulino, Helena e Manuel. O irmão mais novo, Adelino, não esteve presente pois vive nos Estados Unidos da América, bem como a irmã Balbina, que este ano se encontrava doente. No convívio foram lembrados os irmãos já falecidos: Agostinho, Caetano, Joaquim, José, “Mantosa”, Maria, Mário e Visitação.

Na sua totalidade a família deverá ter quase 200 membros, o que leva a querer marcar esta iniciativa. A sua história foi um dos temas de conversa durante o convívio. Foi recordado António Ribeiro (falecido em 1979), mencionado como um frequente “campeão das cebolas” de Rio Maior – poderá ser encontrada a sua fotografia em todas as Feiras da Cebola. Rosária da Piedade Marques (falecida em 1978) foi elogiada pela ação paciente que todos lhe conheceram. O casal dedicou-se à atividade agrícola e viveu modestamente.

Mesmo não tendo um lugar de destaque na história local, a família considera que divulgar esta iniciativa poderá abrir espaço para que outras famílias numerosas surjam no panorama local.

Já foi eleita uma nova comissão organizadora para o próximo ano, relata a neta, Ofélia Bom.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie
WordPress Ads