Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Vamos discutir o futuro da Europa!

Diogo Ramalho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, convidou cerca de 320 jovens oriundos dos 28 estados-membros da União a participar no diálogo europeu com jovens cidadãos em Sibiu, na Roménia. E eu fui um deles!
Diogo Ramalho, o segundo a contar da esquerda, com outros jovens

Não posso deixar de expressar o meu entusiasmo e satisfação pessoal ao saber que tinha sido um dos dez jovens portugueses escolhidos para marcar presença em Sibiu.

Aos meus ombros levei a enorme responsabilidade de representar Portugal, de contribuir com as minhas ideias e com a minha visão para um diálogo que se cria enriquecedor, aberto e multicultural.

Parti de Alcobaça, concelho do qual sou natural, na madrugada do dia 7 de maio. Esperavam-me duas escalas, em Madrid e Bucareste, três aviões e quatro aeroportos. Importa ainda dizer que este percurso foi feito integralmente sozinho, o que para mim, um jovem que completou 18 anos há um mês, foi uma prova de superação pessoal.

O dia 8 começou cedo. Tomei o pequeno-almoço com um luxemburguês estudante de Relações Internacionais ao abrigo do programa Eramus+ em Paris.

De seguida dirigimo-nos para Sibiu, mais uma hora de caminho sempre sobre escolta da polícia romena. O dia expôs aquilo que a noite escondera: um país pobre onde ainda está muito por fazer! É claro o papel da União Europeia, que através do Fundo de Coesão, essencialmente, financia muitas infraestruturas e equipamentos que ainda estão a ser erguidos, um pouco por todo o lado.

Após a nossa chegada houve uma sessão de boas vindas onde marcaram presença a Diretora-Geral de Comunicação, Sixtine Bouygues, a Comissária do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, e o Comissário da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics.

Durante o dia reunimo-nos em vários workshops para discutir, de forma mais próxima, vários temas previamente selecionados como o futuro da democracia, as alterações climáticas, a Europa Digital o futuro do trabalho. As conclusões a que cada grupo chegou foram votadas, em plenário, e posteriormente apresentadas aos Comissários.

Já lá mais para o final do dia chegou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente da Roménia, Klaus Iohannis. Foi o momento alto do dia. Éramos uma plateia enorme, cheia de braços no ar para fazer perguntas e eles começaram a responder a várias questões da atualidade como a situação política na Roménia, as alterações climáticas ou o Brexit. Foi extraordinária a oportunidade de conhecer Juncker. Ele é um homem extremamente ágil, convicto e inteligente. Independentemente do seu quadrante político penso que a Europa se devia orgulhar de o ter como presidente da Comissão. É daquelas pessoas que vale a pena conhecer!

Para terminar, gostava de tecer algumas considerações:

Em primeiro lugar, não é verdade que os outros países europeus tenham melhores soluções para os desafios que se colocam ao mundo contemporâneo do que nós, portugueses;

Em segundo lugar, foi das melhores experiências da minha vida! Poder contactar com jovens oriundos de tantos países e perceber que há tanta gente tão bem informada e capaz de contribuir ativamente para guiar os destinos dos seus países, deixou-me de coração cheio.

Senti-me verdadeiramente um cidadão europeu. Ficou reforçado o meu interesse pela Europa. Tenho acompanhado de perto todas as negociações que por estes dias ocorrem para escolher os futuros líderes das principais instituições europeias e tenciono participar em projetos como o Corpo Europeu de Solidariedade ou no importante trabalho desenvolvido pelos Centros de Informação Europe Direct.

Quem sabe um dia se não serei candidato a deputado ao Parlamento Europeu!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce