Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Reabilitação dos Pavilhões do parque

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os chamados "Pavilhões do Parque", localizados na área mais nobre da cidade, são emblemáticos para os caldenses, infelizmente encontram-se há vários anos em estado de abandono, constituindo mesmo um perigo pelo risco de desabamento. Perante esta situação, ninguém pode deixar de estar satisfeito pela possibilidade de reabilitar, reconverter e valorizar não só os pavilhões como o espaço envolvente.

O projeto apresentado pela Visabeira, para construção de uma unidade hoteleira de cinco estrelas, mereceu-nos assim e à partida total confiança e grande satisfação, pois iria sem dúvida de encontro a uma reabilitação condigna de edifício tão simbólico.

No entanto, destacamos cinco aspetos contidos no anteprojeto inicialmente apresentado, relativamente aos quais nos opusemos desde a primeira hora: Estacionamento subterrâneo, junto ao Largo Rainha D. Leonor; A entrada do Hotel pelo Céu de Vidro (principal e mais bonita entrada para o Parque); Consequente privatização do mesmo. Para além da oposição do PS, esta intenção mereceu um movimento popular, ao qual o PS se associou, que recolheu algumas centenas de assinaturas, precisamente contra a intenção de privatizar o Céu de Vidro; O aumento de um piso da antiga Casa da cultura; O aumento da área de implantação da antiga Casa da Cultura.

Com a oposição do PS e de centenas de caldenses, destes cinco aspetos apontados foi possível que se recuasse em quatro: Desistiram do estacionamento subterrâneo, o que claramente seria um atentado numa cidade termal cuja riqueza reside nos seus aquíferos; Deixou-se de prever mais um piso em altura na antiga Casa da Cultura; Deixou de haver o aumento da área de implantação da Casa da Cultura; A não privatização do Céu de Vidro.

Entretanto, a primeira versão do projeto previa, para compensação da área de construção que o promotor abdicou na Casa da Cultura, a construção de um novo edifício ao lado dos pavilhões (local onde se localizava o antigo Salão Ibéria) cuja cércea era, no nosso entender, exageradamente alta e impactante e os materiais desenquadrados (pedra/betão cor de tijolo). Previa ainda uma ligação do Céu de Vidro ao primeiro pavilhão (entrada do hotel) que era um autêntico cubo cego, no mesmo material do novo edifício, eliminando esta entrada/saída do parque.

Sobre estes dois aspetos o PS manifestou total desacordo, tendo sido revisto o projeto que nesta última versão, baixou consideravelmente a cércea do novo edifício, alterou a cor do material a utilizar e a ligação do Céu de Vidro ao primeiro pavilhão passou a ter igualmente parte em vidro.

Mais uma vez valeu a pena lutar e exigir aquilo que entendemos ser o melhor para a cidade, pelo que o PS se congratula com a evolução do projeto que tem vindo a acolher as críticas e sugestões que acima lhe apontamos, entendendo que ainda assim devem ser alterados os seguintes aspetos: A entrada para o hotel deveria ser feita não no largo do Termal (junto ao Hospital), mas na parte de cima (na “parada”), em nada prejudicaria o hotel e se entendermos que o Hospital Termal há-de ser revitalizado, aquele espaço não será o mais adequado; Não deveria ser eliminada a entrada/saída do parque entre o Céu de Vidro e primeiro pavilhão quer para usufruto das pessoas quer por razões de segurança; O novo edifício deveria ter materiais com maior leveza do ponto de vista do seu enquadramento urbanística, com vidro/transparência em vez de cimento/betão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta