Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Esculturas em ferro de Nuno Bettencourt no The English Centre

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nas escadarias do The English Centre, no Centro Comercial D. Carlos I, até ao dia 28 de junho, é possível ver a XIII edição da ARTZ, composta por oito esculturas em ferro, baseadas em formas orgânicas ou geométricas, assim como máscaras, as quais fazem habitualmente parte do trabalho do artista Nuno Bettencourt. Todas as peças, que têm como tema central “Desenho em forma de ferro, um trabalho manual”, estão a ser expostas pela primeira vez ao público, sendo que algumas delas foram criadas de propósito para a ARTZ.
Nuno Bettencourt na inauguração da exposição “Desenho em forma de ferro, um trabalho manual”

Ao longo da última década o The English Centre acolheu na sua escadaria os trabalhos de dezenas de artistas, nos mais variados estilos e abordagens artísticas, desde a pintura ao desenho, do design à serigrafia, passando ainda pela fotografia.

Mais uma vez a ARTZ volta reforçar o seu contributo na promoção e divulgação de diversas formas das artes plásticas, proporcionando aos mais novos o contato direto com a arte e assim estimulando a sua criatividade e espírito crítico.

Este ano apostou no talento e na imaginação das esculturas saídas do ateliê de Nuno Bettencourt, que através do ferro e a partir de formas orgânicas e geométricas, criou oito peças com suporte de parede diferentes (três peças verticais, uma horizontal e quatro máscaras).

Segundo Nuno Bettencourt, o “facto da exposição ser nas escadarias, motivou-me para apresentar estas peças, que têm dimensões diferentes”.

Com “estruturas únicas e material adquirido no concelho”, todas estão pintadas com cor preta, sem brilho, fazendo assim uma relação com a disciplina de desenho. “A ideia é não focarmos na escultura, mas sim no desenho e na sombra que a estrutura origina”, explicou o artista.

Entre as peças constam as máscaras, as quais fazem habitualmente parte do trabalho do artista, que busca na cultura popular a sua inspiração, como por exemplo, os caretos do carnaval. “Todas têm as mesmas caraterísticas, em que a própria sombra transmite outra figura, que por vezes pode parecer diabólica”, explicou Nuno Bettencourt.

Esta exposição individual foi inaugurada na passada quinta-feira, altura em que o artista licenciado em Artes Plásticas pela ESAD.CR fez uma visita guiada pelas suas esculturas, ao mesmo tempo que explicava as técnicas e as histórias por detrás das mesmas aos alunos.

Para Carlos Ribeiro, relações externas do The English Centre, “este ano a ARTZ tem uma particularidade, sendo a primeira exposição de escultura, que nós conseguimos ter aqui”. Além disso é “algo completamente diferente e monocromático” do habitual, pois procura através da iluminação contra o ferro preto das peças buscar um efeito sombreado. Esse “detalhe”, segundo Carlos Ribeiro, permite ainda abordar “outra forma de arte que Nuno Bettencourt também domina, as linhas da serigrafia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0