Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Comitiva de Peniche foi conhecer ensino na Finlândia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinco profissionais de educação, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, de Peniche, realizaram uma visita de trabalho a uma escola da localidade de Lieto, na Finlândia, no âmbito do projeto "Aprendizagem em movimento", financiado pelo programa da Comissão Europeia, Erasmus+.
Elementos do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde visitaram escola finlandesa

Esta visita teve como objetivo ter contato com diferentes realidades educativas, nomeadamente o sistema educativo finlandês, considerado o melhor da Europa.

Na Finlândia a cada 45 minutos de aulas há 20 minutos de intervalo. Durante os primeiros nove anos de escolaridade, apenas um professor leciona as diferentes áreas curriculares, no entanto, cada professor não passa mais do que três anos com a mesma turma. Existe sempre um assistente de sala para apoiar o professor, em turmas no máximo com 20 alunos.

Neste país só há um sindicato dos professores, os diretores são nomeados e há flexibilidade na gestão do curriculo. No fundo o sistema de ensino finlandês assenta no desenvolvimento de competências sociais dos seus alunos, mais do que nos saberes académicos.

Desenvolveram-se ainda, em duas turmas, aulas sobre a cultura portuguesa, assim como, de Peniche.

“Num mundo global, onde, felizmente, as diferenças são muitas, foi nosso objetivo conhecer práticas e politicas educativas diferentes, e com elas refletir e poder retirar conclusões que nos levem a melhores práticas e melhores resultados”, relatou a comitiva de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss