Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 18° C

Comitiva de Peniche foi conhecer ensino na Finlândia

13 de Junho, 2019
Cinco profissionais de educação, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, de Peniche, realizaram uma visita de trabalho a uma escola da localidade de Lieto, na Finlândia, no âmbito do projeto "Aprendizagem em movimento", financiado pelo programa da Comissão Europeia, Erasmus+.
Elementos do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde visitaram escola finlandesa

Esta visita teve como objetivo ter contato com diferentes realidades educativas, nomeadamente o sistema educativo finlandês, considerado o melhor da Europa.

Na Finlândia a cada 45 minutos de aulas há 20 minutos de intervalo. Durante os primeiros nove anos de escolaridade, apenas um professor leciona as diferentes áreas curriculares, no entanto, cada professor não passa mais do que três anos com a mesma turma. Existe sempre um assistente de sala para apoiar o professor, em turmas no máximo com 20 alunos.

Neste país só há um sindicato dos professores, os diretores são nomeados e há flexibilidade na gestão do curriculo. No fundo o sistema de ensino finlandês assenta no desenvolvimento de competências sociais dos seus alunos, mais do que nos saberes académicos.

Desenvolveram-se ainda, em duas turmas, aulas sobre a cultura portuguesa, assim como, de Peniche.

“Num mundo global, onde, felizmente, as diferenças são muitas, foi nosso objetivo conhecer práticas e politicas educativas diferentes, e com elas refletir e poder retirar conclusões que nos levem a melhores práticas e melhores resultados”, relatou a comitiva de Peniche.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio

Torneio de Abertura nas Piscinas Municipais

Realizou-se no passado fim de semana, nas Piscinas Municipais de Caldas da Rainha, o Torneio de Abertura em natação, o primeiro da época 2021/2022 e também o primeiro com público desde que surgiu a pandemia.