Q

Previsão do tempo

24° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C

Comitiva de Peniche foi conhecer ensino na Finlândia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cinco profissionais de educação, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, de Peniche, realizaram uma visita de trabalho a uma escola da localidade de Lieto, na Finlândia, no âmbito do projeto "Aprendizagem em movimento", financiado pelo programa da Comissão Europeia, Erasmus+.
Elementos do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde visitaram escola finlandesa

Esta visita teve como objetivo ter contato com diferentes realidades educativas, nomeadamente o sistema educativo finlandês, considerado o melhor da Europa.

Na Finlândia a cada 45 minutos de aulas há 20 minutos de intervalo. Durante os primeiros nove anos de escolaridade, apenas um professor leciona as diferentes áreas curriculares, no entanto, cada professor não passa mais do que três anos com a mesma turma. Existe sempre um assistente de sala para apoiar o professor, em turmas no máximo com 20 alunos.

Neste país só há um sindicato dos professores, os diretores são nomeados e há flexibilidade na gestão do curriculo. No fundo o sistema de ensino finlandês assenta no desenvolvimento de competências sociais dos seus alunos, mais do que nos saberes académicos.

Desenvolveram-se ainda, em duas turmas, aulas sobre a cultura portuguesa, assim como, de Peniche.

“Num mundo global, onde, felizmente, as diferenças são muitas, foi nosso objetivo conhecer práticas e politicas educativas diferentes, e com elas refletir e poder retirar conclusões que nos levem a melhores práticas e melhores resultados”, relatou a comitiva de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio