Segundo a organização da FIA, “enquanto centro de produção artesanal, o concelho das Caldas da Rainha apresenta o melhor do artesanato popular, possuindo no seu património diferentes tipos de peças que são reconhecidamente do agrado dos portugueses, seja pela sua conotação humorística ou pela simbologia de reacção ao sistema. Estamos convictos de que esta mostra, pela sua genuinidade, se irá inserir perfeitamente no espírito da FIA 2019, trazendo aos nossos pavilhões um aspeto mais ‘colorido’”.
Peças de cerâmica utilitárias de gosto popular, materializadas em louças de cozinha – as famosas travessas, bules, canecas e outras, em formato de couves, alfaces e abóboras – e a louça caricatural, a mais popular a do “Zé Povinho”, para além do falo das Caldas, vão estar patentes.
Os Bordados das Caldas também marcam presença, através da Associação de Bordados das Caldas da Rainha.
A Câmara Municipal de Caldas da Rainha encara esta participação como uma plataforma para dar a conhecer todo o património inerente à cidade: “Desde as termas às artes, da cultura à natureza, do património à gastronomia”.
A FIA 2019 vai ocupar três pavilhões da FIL, com Portugal representado em pleno no pavilhão 1, do artesanato nacional.
O pavilhão 2 é dedicado exclusivamente ao artesanato internacional, com mais de 40 países representados. A área gastronómica da FIA poderá ser encontrada no pavilhão 3, com uma rota de restaurantes, tasquinhas tradicionais e um mercado gourmet.
A FIA estará aberta todos os dias das 15h00 às 24h00.
0 Comentários