A curadora da exposição, Nazaré Feliciano, refere que a artista deseja transmitir a força criativa pela variedade de meios apresentados: fotografia, pintura, tecelagem, vídeo. E, através das obras selecionadas, “gerar uma coesão temática de símbolos visuais e táteis que incorporam o significado de ‘Abraçar’”.
“A artista sensualmente encadeia, pinta e captura a beleza dentro dos limites de questões sociais contemporâneas profundas, como a migração e as liberdades da mulher. Às vezes, conectando pontos visuais e linhas que buscam uns aos outros para criar formas e desenhos em um todo harmonioso. Outras vezes a artista é mais direta e usa a figura humana”, descreve.
“Sibel Kocabasi tece seus pensamentos em formas e desenho visuais para expressar histórias em cores e texturas. Usando fragmentos de tapete inca e turco, ela conecta povos e continentes. Ela costura novas imagens em tecelagens antigas. Kocabasi une culturas e crenças diferentes ao abraçar o passado enquanto cria uma narrativa contemporânea”, sublinha Nazaré Feliciano.
Sibel Kocabasi é uma artista visual multidisciplinar, trabalhando em pintura, fotografia encenada, instalações. Entre materiais utilizados nas suas obras contam-se tapetes tradicionais usados, objetos encontrados e cobertores de sobrevivência de emergência. O seu trabalho dirige-se a muitas preocupações sociais contemporâneas, desde a deterioração do ambiente natural à migração, passando pela violência contra as mulheres, incluindo a supressão da identidade feminina e o novo despertar do poder e confiança femininos.
A artista nasceu no noroeste da Turquia e cresceu em Istambul, e agora vive no sul da Flórida, nos Estados Unidos da América. Obteve o seu diploma de bacharelato em artes tradicionais turcas na da Universidade de Belas Artes de Marmara, em Istambul, e fez o mestrado em pintura na Florida Atlantic University.
Tem dez anos de experiência em ensino de artes visuais e tem recebido vários prémios. Expôs já em vários países.
A mostra estará patente até 29 de junho.
0 Comentários