Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

401 alunos do 4º ano receberam kits de educação ambiental

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
401 alunos do 4.º ano de escolaridade das 25 escolas públicas das Caldas da Rainha receberam na passada quarta-feira, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, kits pedagógicos de temática ambiental.
A entrega dos kits pedagógicos de temática ambiental tem como aumentar os índices de reciclagem

Esta iniciativa insere-se no projeto “Oeste Circular”, em que a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) envolveu os 12 municípios numa parceria com a Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagem. Esta ação pretende continuar a sensibilizar os mais novos para a proteção do ambiente e contribuir para aumentar os índices de reciclagem, colaborando assim para a valorização dos resíduos na esfera da economia circular.

Acompanhados pelos seus professores, os estudantes assistiram à apresentação teatral “Planeta em Transformação”.

A sessão de abertura contou com a intervenção do presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, que referiu que escolheram “intencionalmente a entrega dos kits ambientais numa data próxima ao Dia Mundial da Criança e ao Dia Mundial do Ambiente”.

“Em Caldas da Rainha decidimos não fazer a entrega diretamente nas escolas, mas reunir os 401 alunos finalistas do 4º ano da escola pública do concelho para este encontro de sensibilização ambiental e mobilização para a prática da reciclagem, como um dos contributos de responsabilidade que cada um de nós na preservação do planeta”, disse o autarca aos alunos. Desafiou ainda as crianças a promover a reciclagem junto dos familiares e amigos.

A importância do consumidor nos processos de reciclagem como elemento ativo na implementação da economia circular foi também um dos focos de intervenção dePaulo Simões, primeiro secretário da OesteCIM, que assinalou a necessidade de mobilizar todos os cidadãos/consumidores para o aumento da deposição seletiva. Sublinhou o desempenho dos alunos no Concurso Regional de Empreendedorismo nas escolas, que este ano teve como tema central dos projetos a “Economia Circular”.

Esteve também presente a representante da sociedade Novo verde, Filipa Morgado.

Foi igualmente sublinhado por todos o importante papel que os professores, nomeadamente os de 1º ciclo, têm tido na defesa dos valores de defesa do ambiente e na sensibilização e educação ambiental dos alunos.

Receberam os kits pedagógicos de temática ambiental 176 alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença, 72 do Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro e 153 alunos do Agrupamento D. João II.

Segundo a vereadora do ambiente, Maria João Domingos, o município tem em desenvolvimento com as escolas outras parcerias e ações para a sensibilização e educação ambiental. “Somos o segundo município da região com maior número de estabelecimentos candidatos a EcoEscolas e que têm plano de atividades em desenvolvimento”, contou a autarca.

Este ano letivo já estiveram no Centro Ecológico do Paul de Tornada mais de 300 crianças da educação pré-escolar e 1º ciclo e 56 turmas das escolas das Caldas visitaram a central da Valorsul.

O município das Caldas apoiou com transporte a iniciativa de muitos alunos em limpezas da praia e em ações de observação da costa.

A entrega de kits aos alunos do 3.º ano de escolaridade do concelho será concretizada no ano letivo 2020/2021 em linha com outras iniciativas de educação para a economia circular que integram o protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Novo Verde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos