Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Três mil pessoas marcaram presença na 2ª edição do Festival Impulso

Diana Dias/Gabriel Salvador/João Monserrate

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival Impulso cresceu e encheu as Caldas da Rainha, entre 23 e 25 de maio, com mais de 40 concertos. Monday, Surma + Tomara + Tiago Betterncourt, Bruno Pernadas, ZA!, Fred Ferreira + Igor Jesus + João Pimenta Gomes + Pedro Geraldes, HHY & The Macumbas, Mazarin, Melquiades, Dakoi, Aurora Pinho, Violet b2b Marum, Nádia Schilling, Riding Pânico, Conan Osíris, Beautify Junkyards, Sensible Soccers, Allen Halloween, Sallim, Iguana Garcia, A loke by the moon, Pedro Mafama, Dj marfox, Ubu, First Breath After Coma, Batida dj, Jasmin, Ângela polícia, Linda Martini, Don pie pie, Whales, Moonjuice, Colónia Calúnia, Capital decay showcase, são alguns dos artistas que marcaram presença na edição deste ano.
Surma (Foto Diana Dias)

O Festival surgiu em 2018 para comemorar os 15 anos da Licenciatura em Som e Imagem da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). O evento é criado por professores e alunos e expandiu-se pela cidade, passando pelo Parque D. Carlos I, a Fábrica Bordalo Pinheiro, a Igreja do Espírito Santo, o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha e também o auditório da ESAD.CR.

Numa parceria com a Doc.Lisboa foram apresentados ao longo dos três dias os documentários musicais – “A minha banda e eu”, de Inês Gonçalves e Kiluanje Liberdade; “Barulho, Eclipse”, de Ico Costa com a apresentação e conversa com o produtor e diretor de fotografia, Paulo Gomes; “Celeste”, de Diogo Varela Silva; “Phil Mendrix”, de Paulo Abreu com apresentação e conversa com o mesmo e “Punk is not daddy”, de Edgar Pêra.

Uma das novidades foram as residências artísticas, sob a forma de um concerto único. A ideia foi de Nuno Monteiro, um dos organizadores do festival, que convidou Tiago Bettencourt para uma das três residências. A acompanhar o artista esteve Filipe Monteiro, do projeto Tomara, e Surma. Depois de uma semana de convívio e invenções que resultou em 1000 minutos de gravações, “simplesmente montámos as coisas, e começámos a tocar, foi a melhor maneira de nenhum de nós se sentir inibido. Fomos dando consoante aquilo que recebíamos dos outros”, disse Tomara. Sendo os artistas de estilos diferentes, este projeto permitiu também que saíssem da sua zona de conforto.

O segundo dia contou com a presença do vencedor do Festival da Canção, Conan Osíris. O artista já tinha vindo atuar às Caldas da Rainha em 2015 na Capela de S. Sebastião. Conan diz adorar a cidade e a ESAD.CR. Desta vez deu a ouvir algumas das músicas do seu álbum “Adoro bolos”.

A banda Linda Martini atuou pela primeira vez na cidade e encerrou os concertos no Parque de D. Carlos I. A baixista, Cláudia Guerreiro, veio um dia antes da atuação da banda e assistiu aos concertos de Conan Osíris e de Allen Halloween. Adorou o ambiente e achou boa ideia os palcos frente a frente. Neste momento a banda ainda está a promover o disco “Linda Martini”, que saiu no ano passado, e para o final do ano pretende planear uma nova digressão, que ditará o início dos trabalhos do próximo disco.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.