Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Câmara das Caldas entregou 22 medalhas de mérito no dia da cidade

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das festas da cidade, decorreu no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 15, a cerimónia de entrega de 22 medalhas de mérito a individualidades e instituições. A bailarina caldense, com o seu par, Miguel Fernandes – que têm o título de campeão nacional de dança desportiva, deram início à cerimónia com a atuação de danças Latinas. A comemoração contou com a presença dos autarcas caldenses, entidades oficiais e familiares e amigos dos homenageados.

Medalha de Honra da Cidade (a Título Póstumo)

1 – Luís Manuel Pereira Monteiro Ribeiro

O advogado e ex-presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, Luís Ribeiro, foi homenageado (a título póstumo), na sessão solene, com a medalha de honra da cidade.

O presidente da Câmara das Caldas, destacou todos os homenageados, referindo que a cerimónia pretende destacar um conjunto de personalidades e instituições caldenses, que ao longo da sua vida, da sua carreira, do seu percurso, contribuíram para dignificar e levar Caldas da Rainha, pelo mundo fora”.

Tinta Ferreira destacou todos os homenageados, mas dedicou um momento ao seu amigo Luís Ribeiro que faleceu em dezembro de 2018. “Ele adorava esta cerimónia”, recordou autarca, sublinhando que Luís Ribeiro “fará sempre parte dos projetos e desafios que temos em curso que ajudou a ponderar e a racionalizar e um dos desafios mais relevantes foi a reabertura da atividade termal”.

Também o seu irmão, José Ribeiro proferiu uma palavras sobre Luís Ribeiro onde salientou as qualidades humanas, lealdade, coragem e amizade pelos outros”.

Luís Manuel Pereira Monteiro Ribeiro, nasceu a 25 de dezembro de 1961 nas Caldas da Rainha. Licenciou-se em Direito (Ciências Jurídico Políticas) em 1986 na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Para além do exercício de advocacia exerceu diversos cargos no ensino.

De 1998 a 2016 foi Presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha tendo ocupado o cargo durante 18 anos.

2 – A Medalha de Dedicação Pública

Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha

Manteve durante largos anos uma obra de âmbito social para a infância e juventude denominada Patronato de S. José. Em 1974 nasceu o Jardim de Infância, algum tempo depois o ATL – Atividades de Tempos Livres.

As atuais instalações foram inauguradas a 30 de outubro de 1993 e a 26 de março de 2011 foram inauguradas as obras de ampliação do Centro, com um alargamento da área de Apoio aos Idosos.

Pelos 25 anos de atividade, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha Municipal de Dedicação Pública.

3 – Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei

No Casal do Rei o associativismo tem início remoto, há cerca de 50 anos, com as chamadas “Festas no Pinhal”.

No dia 18 de maio de 1994, 11 homens formaram a primeira direção da Associação. Em 1995 tiveram início as obras para edificação permanente da sua sede, tendo merecido ao longo dos anos várias reabilitações.

Pelos 25 anos de atividade, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha Municipal de Dedicação Pública.

4 – Associação Cultural e Recreativa do Casal do Frade

Localizada na freguesia de Alvorninha, existe desde 1984, tem a sua Festa Anual em honra da Nossa Senhora da Glória no dia do Bom Verão. Pelos mais de 25 anos de atividade, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha Municipal de Dedicação Pública.

5 – Grupo de Forcados Amadores de Caldas da Rainha

Desde que existem registos que as Caldas da Rainha mantêm uma forte ligação com a tauromaquia. Em 1993, na tradicional corrida do 15 de agosto, surge o atual Grupo de Forcados. Foi fundador e seu primeiro Cabo, o então jovem Vasco Morgado.

Tem marcado presença nas principais Praças e Corridas de Touros do País. Tem igualmente levado o nome das Caldas da Rainha a França e Espanha, em várias corridas que vem realizando nestes países.

6 – Associação de Artesãos das Caldas da Rainha

Associação fundada em 1982 da vontade coletiva de ilustres artistas residentes em Caldas da Rainha. Foram fundadores e passaram por esta Associação grandes nomes das artes populares das Caldas no campo da cerâmica, tais como: Herculano Elias, Francisco Furriel, Alberto Miguel, João Reis, Adélia Martins, Vítor Lopes, Alberto Reis, Armando Correia. Esta Associação permanece ativa mantendo-se o objetivo de divulgar o artesanato da região.

Medalha Municipal de Mérito Cultural e Cívico

7 – Carlos Manuel Marques Querido

Nasceu a 30 de outubro de 1956, em Salir de Matos. Exerceu a magistratura em diversas comarcas do país. De 2009 a 2012 passou a exercer as funções de Juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra e posteriormente no Tribunal da Relação do Porto (a partir de 6 de setembro de 2012). Tem diversas obras publicadas.

Medalha Municipal de Mérito Cívico

8 – Rui Correia

Nasceu em 1965 na cidade de Viseu, mas seria na Figueira da Foz, depois de uma paragem marcante por África, que passaria toda a sua infância e juventude. Possui os cursos superiores de História e de História Via Ensino,

Publicou várias obras de didática da História e recentemente foi eleito o Professor do Ano. Foi Vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, entre os anos de 2009 a 2017.

9 – António Carlos Correia Gonçalves

Nasceu na freguesia de Almoster, concelho de Santarém. Veio para Caldas da Rainha em 1960 em 1974 entrou para o então Banco Pinto e Sotto Mayor.

Em 1994, com a abertura do Posto clínico dos Bancários nas Caldas da Rainha, assumiu o cargo de responsável e consequentemente o ingresso na direção e conselho de gerência dos SAMS (Serviço de Assistência médica e Social) até à reforma. Atualmente é Presidente da Assembleia Geral da CRAPAA.

Medalha Municipal de Mérito Desportivo

10 – António José Xavier

Natural de Caldas da Rainha, nasceu a 18 de fevereiro de 1959. Inicia a pesca de competição no ano de 1990 na Associação Regional do Centro de Pesca Desportiva. Campeão Nacional por Clubes e Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Clubes na Itália. No campeonato do Mundo de clubes em Portugal sagrou-se Campeão do Mundo de Clubes.

11 – Sílvio Serrenho

Nasceu a 6 de março de 1955, é natural do Chão da Parada. Em 1972,

vai viver para a cidade de Toronto, Canada, onde começa a praticar ciclismo.

Em 2019 é Campeão Nacional de ciclismo de pista na categoria “Masters 60”.

12 – Ricardo José da Mata Antunes

Nasceu a 13 de agosto de 1977, nas Caldas da Rainha. Em 2001 licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e em 2002 fez uma Pós graduação em Medicina Desportiva. Obteve a Especialidade em Ortopedia, no Hospital Ortopédico de Santana. Atualmente é o Médico responsável pela equipa profissional de futebol do Sport Lisboa e Benfica.

13 – Marco Ruben Rodrigues Alves

Nasceu em Caldas da Rainha, em 1982. Licenciou-se em Gestão do Desporto em 2005, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Assumiu a Chefia da Missão de Portugal aos Jogos Mundiais – Wroclaw 2017, aos Jogos do Mediterrâneo – Tarragona 2018 e aos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Terminará o atual ciclo olímpico como Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos – Tóquio 2020.

14 – Francisco Augusto Gomes

Nasceu a 13 de julho de 1949 no Concelho de Mirandela. Trabalhou no Banco Espírito Santo & Comercial de Lisboa. Representou o Sporting Clube de Portugal no Hóquei em Patins, Sporting Clube das Caldas (Hóquei em Patins), Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada, Associação de Patinagem de Leiria e Hóquei Clube das Caldas.

15 – Tomás Lamboglia

Nasceu a 13 de fevereiro de 1999, em Buenos Aires, na Argentina, tem nacionalidade portuguesa. Iniciou-se no rugby na Argentina quando tinha 3 anos, aos 4 chega a Portugal e começa a jogar no Caldas Rugby Clube. Já representou Portugal em dois Campeonatos da Europa, tendo este ano sagrado-se bicampeão da Europa Sub-20.

16 – Guilherme Filipe Pina

É um Jovem nadador de 20 anos, natural de Caldas da Rainha. Atualmente está integrado no Centro de Alto Rendimento do Jamor pela Federação Portuguesa de Natação e atleta do Sporting Clube de Portugal desde 2016. Tem no seu historial: 53 pódios nacionais, recordista nacional, 2 vezes campeão nacional de Clubes pelo Sporting Clube de Portugal, entre outros.

Medalha Municipal de Mérito Cultural

17 – Bruno Alexandre Reis Santos

Nasceu na Freguesia do Nadadouro, Caldas da Rainha. Fez a sua formação no Curso Vocacional de mecatrónico no Cenfim, nas Caldas. Licenciou-se em Design Gráfico na ESAD.CR e obteve o mestrado. Tem trabalhos publicados em diversas publicações em Portugal e no estrangeiro. Em 2011 foi o vencedor do concurso “Sardinha Festas de Lisboa”

18 – Gentil Rosa Ferreira

Nasceu a 20 de abril de 1939, em A-dos-Francos. Aos 24 anos iniciou a sua profissão de carteiro nas Caldas. Foi fundador de um Rancho Folclórico na sua Freguesia de A-dos-Francos. foi o fundador e ensaiador das marchas populares em A-dos-Francos. Desde 2012 que é padrinho das marchas.

19 -António Marques Ribeiro

Iniciou o seu percurso cultural no ano de 1982 onde efetuou as marchas dos Santos Populares. Fundou o Centro Cultural e Recreativo do Bairro dos Arneiros. Até hoje António Marques Ribeiro tem feito parte dos órgãos sociais da Associação Arneirense.

Medalha Municipal de Mérito Humanitário

20 – Jovalino Vieira Lino (a título póstumo)

Nasceu nas Caldas da Rainha a 13 de janeiro de 1918, tendo falecido a 10 de setembro de 1997. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Médico do Hospital Distrital de Caldas da Rainha, onde fez parte da equipa cirúrgica do médico Ernesto Moreira.

Medalha Municipal de Mérito Educativo e Desportivo

21 – Camila Vieira Lino da Costa

Conseguiu o feito notável de obter a classificação máxima a todas as disciplinas, sem deixar de manter sempre um alto nível de participação em atividades extracurriculares, dentro e fora da escola.

Destaca-se o facto de ter alcançado o estatuto de Alto Rendimento Desportivo (Nível C), atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).

Campeã da Taça de Portugal em Surf Open Feminino. ..

Medalha Municipal de Mérito Empresarial

22 – Rainho & Teles, Lda

A empresa Rainho & Teles, Lda, especializada em comércio de rações e cereais e comida para animais de estimação, foi fundada por José Francisco Rainho tendo iniciado a sua atividade em 1919.

Tem 100 anos de atividade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0