Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Antiga escola primária da Fanadia transformada em biblioteca

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A antiga escola primária da Fanadia, na freguesia de São Gregório, Caldas da Rainha, que está desativada há vários anos, é agora uma biblioteca. Reaberta e inaugurada no passado sábado à tarde, a biblioteca conta com mais de oito mil livros doados pelo falecido sócio honorário da Associação MVC (Movimento Viver o Concelho), Henrique Nunes da Costa. No mesmo dia foram visitadas as requalificações feitas ao polidesportivo de São Gregório e ao campo desportivo da escola do 1º ciclo da freguesia.

O espaço, que foi cedido pela Câmara Municipal, era “algo que estava semiabandonado e degradado há seis anos atrás, e que aos poucos foi tendo pequenas condições”, explicou o presidente da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, adiantando que a autarquia começou por reabilitar o espaço exterior, instalando um parque infantil no pátio da escola primária. Mais tarde, a câmara conseguiu reverter o processo de cedência do edifício para outros fins.

“Foi nessa altura, que o MVC nos apresentou a possibilidade de uma doação por parte de uma família, que reside há 25 anos na Fanadia, e que queria doar um espólio”, referiu Vítor Marques, sublinhando que “este é um projeto que começa agora, e que ainda não está finalizado”.

O edifício, agora renovado, sofreu “algumas melhorias”, tendo sido recuperado o soalho e trocado a parte elétrica, “que já não estava em condições”. Foram ainda criadas rampas para facilitar o acesso à população sénior, bem como casas de banho novas.

Para já, a biblioteca não vai estar aberta todos os dias devido à falta de recursos, pois ainda “falta catalogar todo este espólio”. Essa tarefa terá o acompanhamento da Biblioteca Municipal.

Igualmente o presidente da autarquia, Tinta Ferreira destacou a “oportunidade sugerida pelo MVC, que procurou estabelecer esta ligação com a Junta de Freguesia, de modo, a que hoje tenhamos aqui um espaço recuperado e requalificado, onde as pessoas podem vir ler e conviver ”. No que diz respeito ao seu funcionamento, o edil esclareceu que “a Junta de Freguesia em articulação com a comunidade vai encontrar uma solução para que este espaço esteja aberto à população”.

Presente também esteve a viúva de Henrique Nunes da Costa, que esclareceu que o seu “marido quis doar em vida os livros para a aldeia, e nada melhor do que este espaço, que agora está digno para os receber”. Contudo, “espero que o espólio seja estimado e preservado para que todos nós possamos vir aqui ler, e que não se torne apenas num depósito de livros”. Já o MVC aproveitou a ocasião para “agradecer todo o empenho, dedicação e investimento necessário para se poder realizar esta obra, quer à autarquia, quer à União de Freguesias”, e ainda para prestar uma homenagem ao benfeitor, com um minuto de silêncio.

Após a inauguração da biblioteca, a comitiva foi visitar o campo desportivo da escola do 1º ciclo da freguesia, que também foi requalificado, seguindo posteriormente para o polidesportivo de São Gregório, onde foi igualmente criado um espaço de fitness, um parque infantil e um estacionamento.

De acordo com Vítor Marques, “o valor investido nestes três espaços foi cerca de 85 mil euros”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.