Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

Agroeste – Mostra Agrícola do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 16, realizou-se a conferência de imprensa para apresentar a Agroeste - Mostra Agrícola do Oeste, que se irá decorrer nos dias 24, 25 e 26 de maio na Escola Básica 2,3 de Atouguia da Baleia.
Apresentação da Agroeste - Mostra Agrícola do Oeste, que se irá decorrer nos dias 24, 25 e 26 de maio na Escola Básica 2,3 de Atouguia da Baleia

A organização é do MOV.Peniche – Núcleo Empresarial do Concelho e conta com o apoio do Município de Peniche, representado pelo presidente da Câmara, Henrique Bertino, e da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, presidida por Afonso Clara, que também esteve presente. A iniciativa conta ainda com o apoio do Oeste Portugal e Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste.

Laura Ganhão lembrou que o “MOV.Peniche foi formalmente oficializado em janeiro deste ano, com a eleição dos atuais corpos sociais, com o objetivo claro de criar dinâmicas que potenciem as empresas do Concelho de Peniche”.

Num ano “em que o município de Peniche decidiu reativar o Festival Sabores do Mar, com uma feira de atividades económicas associada na qual o MOV.Peniche também é parceiro”, Laura Ganhão afirmou que “para complementar essa oferta”, foi decidido “criar esta Mostra Agrícola do Oeste, para destacar e potenciar o setor que, para além daquele que agrega a economia

do mar, mais potencial apresenta e mais se tem afirmado nos últimos anos”. A mostra terá início na próxima sexta-feira dia 24 de maio, com destaque para uma tarde dedicada a profissionais do setor, logo a partir das 14h15.

Serão desenvolvidos 3 painéis de conversa, o primeiro dedicado à Gestão de Recursos e Resíduos Agrícolas, o segundo ao Produto Local e o terceiro ao PDR2020 e Incentivos do Portugal

2020, encerrando às 18h, seguindo-se um showcooking temático com produtos hortícolas da região.

A mostra abrirá de seguida ao público, às 19h00 e no recinto poderão ser encontrados “expositores que representam diversos agentes ligados ao setor, desde produtores, cooperativas, grandes distribuidores, comércio de equipamentos e máquinas, serviços de apoio à atividade agrícola, entre outros” revelou a responsável da organização. Laura Ganhão falou ainda da oferta gastronómica que “também estará presente nos 3 dias em formato de tasquinhas, dinamizadas por coletividades e instituições do concelho de Peniche, no sentido de apoiar o associativismo”. “Haverá ainda um programa de animação que contará com uma vertente musical” do qual a líder do MOV.Peniche destacou na sexta-feira a atuação da Banda

da Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 de Atouguia da Baleia, que animará a abertura da feira, e dos fadistas Cristina Luz e Avelino Santos, acompanhados pela guitarra de Jorge Silva e a viola de Gilberto Silva, que atuarão a partir das 22h00. Para sábado foi revelado que o público terá a oportunidade de acompanhar em ecrã gigante a final da Taça de Portugal em Futebol, com o embate entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto às 17h15, e, simultaneamente desfrutar de um Porco no Espeto no recinto. Para a noite, segundo Laura Ganhão, as atuações musicais ficarão a cargo do grupo de música tradicional Pé de Areia, a partir das 20h45, e dos Cauda de Tesoura, que iniciarão a atuação por volta das 22h00.

A organização anunciou ainda para domingo uma tarde “dedicada ao folclore do concelho de Peniche, a partir das 15h00, com as atuações do Rancho Folclórico de Geraldes, do Rancho “As Lavadeiras de Bolhos” e do Rancho D. Pedro I da Serra d’El-Rei”.

O certame terá entradas livres, e estará aberto na sexta-feira entre as 19h00 e as 24h00, no sábado entre as 10h00 e as 24h00 e no domingo das 10h00 às 19h00 e que se enquadra como Eco Evento, destacando-se pelo compromisso de “redução do impacte ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1