Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C

Convenção nacional trouxe 400 Lions às Caldas da Rainha

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 400 Lions estiveram presentes, no passado fim-de-semana, na 50ª Convenção Nacional do Lions Clubs International e na 30ª Convenção Distrital, que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha. Este “encontro da família Lions”, que decorre todos os anos numa cidade previamente escolhida, coube este ano ao Lions Clube das Caldas da Rainha organizar.
A convenção contou com a presença de 400 Lions

A convenção, que é assembleia magna do lionismo em Portugal, decorreu ao longo de todo o dia de sábado. Da sessão de abertura fez parte a presidente do Lions Clube de Caldas da Rainha, Ana Pouseiro, a governadora do distrito 115 Centro Norte, Isabel Ismael, o international diretor, José Gorgulho, o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, o governador do distrito 115 centro sul, Pedro Crisóstomo, o responsável máximo da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, e o past internacional diretor, Joaquim Borralho.

A moderar a sessão esteve o presidente do Conselho Nacional de Governadores, Nuno Ferrão, que começou por referir que “esta convenção é o símbolo da grande festa do lionismo português, e o clube das Caldas, desde que apresentou a sua candidatura, conseguiu levar a bom termo este desafio, proporcionando um conjunto de momentos diferentes ao longo da iniciativa”.

Ana Pouseiro mencionou que a “cidade das Caldas simboliza desde a sua génese o que é hoje o espírito do lionismo pela liderança e pelo serviço, como tal faz todo o sentido que a 50ª edição desta Assembleia Magna do lionismo em Portugal se realize nesta cidade”.

Pedro Crisóstomo, governador do distrito 115 centro sul, aproveitou para saudar os presentes que “vieram celebrar os três pilares do lionismo – amizade, companheirismo e o serviço”, bem como deixar a dica que “50 anos de convenções é um bom pretexto para refletir sobre o modelo de convenção que desejamos e se devemos adequar os encontros aos tempos”. Além disso sublinhou que “seria útil que os distritos centro norte e centro sul pudessem ter mais tempo para criar laços e traçar estratégias, de modo a que a nossa ação possa crescer e cativar pessoas de valor”.

Como representante da Lions Internacional esteve presente também um governador da Alemanha, que aproveitou para recordar o objetivo do clube, que é “ajudar de facto quem mais precisa e a nossa comunidade”, bem como para entregar algumas lembranças aos presentes.

Francisco Jorge destacou a importância dos Lions, como “um grande clube humanitário de solidariedade e de elevada expressão mundial, tal como a Cruz Vermelha”. Face a isso, segundo o responsável, é “possível desenharmos em conjunto projetos que sejam úteis às populações mais pobres e vulneráveis, e que realmente precisam de ajuda”.

Após a sessão, as 200 delegações de todo o país desfilaram as suas bandeiras pela Praça da Fruta. No domingo, além dos trabalhos normais da convenção houve a entrega dos prémios, entre eles o Prémio Distrital (sul do país) do texto sobre a Paz, Prémio Internacional do Cartaz sobre a Paz, Prémio Distrital de Música Lions e Prémio Distrital de Texto Literário. O evento terminou com a realização do almoço de despedida.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vamos Mudar critica utilização da ampliação da Urgência do Hospital

O movimento cívico independente Vamos Mudar (VM), que lidera a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, lamenta e desconhece as razões pelas quais as obras de ampliação do Serviço de Urgência do Hospital das Caldas “não estão a ser ainda amplamente aproveitadas”. O VM questiona se é por “falta de acabamentos, de equipamentos ou de recursos humanos”.

vm 2

Mercado de Santana foi palco do início de campanha do CDS com o líder

A campanha para as eleições legislativas começou para o CDS no concelho das Caldas da Rainha, mais propriamente no Mercado de Santana, em Alvorninha, no passado domingo, com a presença do líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, acompanhado dos cabeças de lista por Leiria e Santarém, António Galvão Lucas e Pedro Melo, respetivamente, para além de outras figuras, como o candidato em nº4 por Leiria, Paulo Pessoa de Carvalho, que nas últimas autárquicas liderou a coligação na qual constava o CDS, que concorreu à Câmara das Caldas.

cds

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau