No dia 10 de abril rumaram quatro alunos com a professora à referida instituição, munidos de muita vontade de pôr em prática a língua alemã aprendida – havia alunos de níveis A1, A2 e B1- num outro contexto sem ser o da prática da sala de aula.
Organizou-se esta visita não só com o intuito de ouvir e falar a língua alemã num outro contexto mas também a fim de contatar com uma das instituições culturais da língua presentes no nosso país.
À chegada foram recebidos pelo responsável dos serviços pedagógicos, Marca Paulino, que prestou as principais informações sobre o instituto: a data da sua fundação, data da sua vinda para Portugal, os serviços de estímulo de aprendizagem da língua e o papel que desempenha em termos de divulgação cultural alemã.
Após esta introdução, os alunos tiveram uma aula de cerca de 90 minutos sobre a história e geografia da Alemanha em língua alemã e portuguesa, sob forma de um quiz e ainda fizeram um jogo de vocabulário.
Por fim, houve uma breve visita guiada a uma exposição de banda desenhada sobre “Os mitos de Berlim”, do ilustrador Reinhard Kleist e tempo para fotografias no jardim.
Aproveitou-se a ocasião para se degustar um almoço típico alemão, com a salsicha alemã e o “Käsekuchen”- cheesecake alemão.
Uma vez que a biblioteca do instituto Alemão se encontrava fechada, a visita incluiu uma ida à Livraria Alemã “Gunnar Weis” em Telheiras.
O Lancaster College tem cerca de dez alunos a aprender a língua alemã em regime de cursos anuais e intensivos pelas mais diversas razões: interesse pessoal, profissional e até por razões familiares. Apesar de vulgarmente se considerar que a aprendizagem da língua alemã é difícil, a motivação e a perseverança são essenciais. Para além disso, a aprendizagem desta língua revela-se estratégica em termos profissionais, se atentarmos ao facto de a Alemanha ser o segundo país europeu com que Portugal tem mais relações comerciais. O domínio da língua alemã constitui uma competência muito valorizada no mercado de trabalho.
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