Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS” entregue na Assembleia da República

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As farmácias reuniram 120 mil assinaturas para “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”, a maior petição dirigida à Assembleia da República durante a atual legislatura e que deu entrada no dia 16 de abril. A petição pretende salvar da falência 25% da rede de farmácias e garantir a igualdade do direito à saúde em qualquer ponto do território.

680 farmácias enfrentam processos de penhora e insolvência. “Queremos que o Governo perceba que pretendemos um acordo profissional, para garantir acesso igual ao medicamento e a serviços farmacêuticos em qualquer ponto do território”, justifica a bastonária dos farmacêuticos, Ana Paula Martins.

“Uma em cada quatro farmácias está em risco de fechar”, alertou o bastonário dos médicos. E “são as farmácias nas regiões mais desfavorecidas, mais periféricas, em que o acesso aos cuidados de Saúde já é mais difícil”, disse Miguel Guimarães para justificar a assinatura da petição.

A iniciativa contou com a adesão das ordens profissionais da Saúde (médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros) e de representantes do setor do medicamento como a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).

A Plataforma Saúde em Diálogo (que reúne associações de doentes e de consumidores), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e o presidente do SAMS Quadros – Serviço de Assistência Médico-Social do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários também se associaram.

Da sociedade civil, destaca-se a participação das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, dos atores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, do maestro Rui Massena, da fadista Cuca Roseta e da piloto Elisabete Jacinto. Do meio televisivo, assinaram a petição Cristina Ferreira, Fátima Lopes, Isabel Silva, João Baião, Júlia Pinheiro, Júlio Magalhães e Tânia Ribas de Oliveira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.