Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Glaucoma – Uma das principais causas da cegueira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira, é uma doença ainda desconhecida por muitos, mas é certo que o facto de ser “silenciosa” provoca a perda progressiva do campo visual,sem qualquer tipo de aviso, chegando a fases mais avançadas, levando à perda total de visão irreversível.

De uma forma geral, existem dois tipos de glaucoma, a aguda e a crónica. A forma aguda de glaucoma manifesta-se subitamente causando visão enevoada, vermelhão e dores intensas nos olhos e à volta deles. A forma crónica é a mais comum e vai progredindo lentamente sem dor, o que faz com que as pessoas adiem a consulta ao médico oftalmologista.

A causa do glaucoma

Existem alguns fatores de risco, tais como: a existência de um caso familiar desta mesma doença, a miopia, a hipertensão arterial, a diabetes e a idade avançada do paciente.

Se a pressão intraocular é elevada e prologada, o nervo ótico deteriora-se e o campo visual do paciente vai-se tornando gradualmente mais reduzido.

Como se pode prevenir?

Não existe nenhuma forma de prevenção, no entanto quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior será o sucesso da estabilização da mesma, evitando a sua progressão. Para tal, é importante a doença seja diagnosticada e o tratamento sejam precoces.

Como prevenção consulte o seu médico oftalmologista com regularidade!

Espaço Ótico do Bombarral

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche