Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Dinamarqueses e ingleses elogiaram pratos e serviço da EHTO

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) recebeu no passado dia 11 um grupo de dinamarqueses e ingleses, terminando assim o projeto pedagógico “À La Carte” do segundo período letivo. Neste almoço, a ementa escrita em inglês foi preparada com criatividade e pesquisa dos alunos, que decidiram quais as iguarias a apresentar.
A EHTO recebeu um grupo de dinamarqueses e ingleses

O almoço foi confecionado pelos alunos do 3º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria e servido pelos estudantes do 2º ano de Técnico de Serviço de Restauração e Bar. A ementa foi apresentada em inglês.

Para aperitivo havia sumo tropical. A entrada foi um quail broth. Na carta dos pratos, houve roasted codfish (bacalhau) e sirloin steak with portuguese sause (bife com molho português). Os pratos, como é costume, primaram pela boa apresentação e pela confeção cuidada, com boa harmonia entre os sabores. Para acompanhar havia vinhos rosé Vila Real Doc Douro 2017 e tinto Kompassus Bairrada Doc 2014. A sobremesa servida foi apple puf pastry (tarte de maçã).

A visita dos dinamarqueses e ingleses, acompanhados por elementos do Turismo de Portugal e da Universidade Lusófona, decorreu no âmbito do projeto que Portugal, Reino Unido e Dinamarca estão a realizar no desenvolvimento das competências digitais das pequenas e médias empresas da área de turismo. “Foi estabelecida uma parceria para os três países estudarem em conjunto soluções para o desenvolvimento dessas competências digitais”, explicou Paulo Revês, diretor do departamento da direção de formação do Turismo de Portugal.

Incluído no programa está a promoção do que se faz no setor de turismo nos diferentes países. “Neste caso concreto quisemos mostrar o que está a ser feito no Oeste em termos de turismo, daí a visita a esta região”, disse Paulo Revês.

Os estrangeiros visitaram Óbidos (vila, castelo e hotel Rio do Prado), Alcobaça (Mosteiro), Caldas da Rainha (EHTO) e o Bombarral (Buddha Eden Garden, na Quinta dos Loridos).

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o dinamarquês Soren Lydig revelou ser a primeira vez que visita Portugal, confessando estar a adorar e pretende “voltar com a família”. O estrangeiro gostou dos pratos e serviço da EHTO, considerando que é uma ótima iniciativa para “aprender e servir o turismo, formando profissionais de um setor que precisa de pessoas qualificadas”.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, destacou a participação e integração da escola em projetos internacionais. “Uma interação permanente com parceiros internacionais, procurando a partilha de conhecimentos e metodologias de trabalho, permite aos alunos e professores o crescimento profissional e valorização pessoal. É por isso um caminho que devemos continuar a aprofundar”, salientou.

O projeto “À La Carte” vai continuar no último período do restaurante pedagógico da EHTO. Durante o mês de maio a escola vai privilegiar o relacionamento com várias confrarias gastronómicas de Portugal, realizando diversas iniciativas pedagógicas em parceria com estes especialistas. Estas ações vão decorrer no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Gastronomia, que será assinalado no último fim de semana de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mulher morre atropelada por carro

Um atropelamento ocorrido nesta quinta-feira, às 20h50, na reta do Alto do Veríssimo, em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, provocou uma vítima mortal e um ferido grave, ambos na casa dos 60 anos.

estrada

Iluminação natalícia desaba

O mau tempo terá estado na origem da queda de postes de iluminação natalícia nas Caldas da Rainha, na noite desta quarta-feira. Um carro sofreu danos assim como os vidros de um prédio.

20221208 001341