Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Projeto de criação de bivalves na Lagoa de Óbidos preocupa mariscadores

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A eventual instalação de uma exploração aquícola junto à Lagoa de Óbidos, no lugar das antigas Salinas do Arelho, está a preocupar alguns mariscadores e pescadores, pois “poderá pôr em causa atividade piscatória na Lagoa”. Além dessa preocupação, que já tinha dado origem a um comunicado por parte da concelhia de Óbidos do PCP, os mariscadores também solicitaram ao candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Delgado, na passada quarta-feira, a intervenção do partido para acautelar a atividade, que neste momento envolve a sobrevivência de mais de 200 pessoas e respetivas famílias.
O candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Delgado, ouviu as preocupações dos mariscadores

Este projeto, que foi submetido à Direção-Geral dos Recurso Naturais (DGRM) para a instalação de uma exploração de criação de ostras, ameijoas e berbigão, na zona das antigas salinas do Arelho, nomeadamente entre o percurso pedonal e o aeródromo, ainda é “desconhecido” para a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos (APMLO), que em “tempos apresentou um semelhante mas que a DGRM rejeitou”.

Durante o encontro com o candidato do PCP às próximas eleições europeias, o tesoureiro da APMLO, Rui Elias, também informou que trata-se de um projeto que prevê ocupar “uma área de 24 hectares e meio”, para a criação de bivalves. Nesse sentido, a associação teme que esta exploração “ponha em causa a subsistência dos mariscadores que já têm dificuldades em escoar o seu produto, e que, com esta produção em grande escala, não terão onde vender os bivalves”.

Perante estas preocupações, o candidato a eurodeputado sublinhou que “esta é uma questão inalienável, que é avançarem com qualquer tipo de projeto para esta Lagoa, sem ouvirem a associação, que representa os pescadores e mariscadores”. Esta questão já tinha sido referida no comunicado, que igualmente exigia que a associação “fosse ouvida e que a participação dos pescadores e mariscadores da Lagoa seja aceite, fora do contexto de uma mera consulta pública”.

O eurodeputado também referiu que este projeto põe em causa uma série de outras questões, nomeadamente, o “facto de agora avançarem com um projeto similar àquele que a associação apresentou há cinco anos”. Criticou que “não faz qualquer sentido que estes processos andem de uma forma tão desligada de quem depende da Lagoa”.

Os comunistas consideraram que este projeto “deve merecer, por parte das entidades responsáveis pelo seu licenciamento, mas em especial dos membros do Governo que tutelam a Lagoa, o Ministro do Ambiente e a Ministra do Mar, a necessária intervenção, no sentido de serem salvaguardados os interesses dos pescadores e mariscadores locais”.

No encontro, a delegação comunista também informou que irá questionar o Governo relativamente ao projeto.

De acordo com a Agência Lusa, a “autarquia deu parecer favorável à instalação do projeto nas antigas salinas de Óbidos, considerando o presidente da Câmara, Humberto Marques, que o mesmo se traduz na “valorização de uma zona que passará a criar riqueza e a contribuir para a afirmação na importância da Lagoa a nível local e nacional”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio

Limpeza subaquática

O Município de Peniche promoveu no passado sábado uma ação de limpeza subaquática no porto da cidade, procurando, no âmbito da sensibilização para a salvaguarda do ecossistema marinho, contribuir para aliviar a pressão exercida pelos apetrechos e outros materiais involuntariamente perdidos.

limpeza