Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Projeto de criação de bivalves na Lagoa de Óbidos preocupa mariscadores

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A eventual instalação de uma exploração aquícola junto à Lagoa de Óbidos, no lugar das antigas Salinas do Arelho, está a preocupar alguns mariscadores e pescadores, pois “poderá pôr em causa atividade piscatória na Lagoa”. Além dessa preocupação, que já tinha dado origem a um comunicado por parte da concelhia de Óbidos do PCP, os mariscadores também solicitaram ao candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Delgado, na passada quarta-feira, a intervenção do partido para acautelar a atividade, que neste momento envolve a sobrevivência de mais de 200 pessoas e respetivas famílias.
O candidato da CDU ao Parlamento Europeu, João Delgado, ouviu as preocupações dos mariscadores

Este projeto, que foi submetido à Direção-Geral dos Recurso Naturais (DGRM) para a instalação de uma exploração de criação de ostras, ameijoas e berbigão, na zona das antigas salinas do Arelho, nomeadamente entre o percurso pedonal e o aeródromo, ainda é “desconhecido” para a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos (APMLO), que em “tempos apresentou um semelhante mas que a DGRM rejeitou”.

Durante o encontro com o candidato do PCP às próximas eleições europeias, o tesoureiro da APMLO, Rui Elias, também informou que trata-se de um projeto que prevê ocupar “uma área de 24 hectares e meio”, para a criação de bivalves. Nesse sentido, a associação teme que esta exploração “ponha em causa a subsistência dos mariscadores que já têm dificuldades em escoar o seu produto, e que, com esta produção em grande escala, não terão onde vender os bivalves”.

Perante estas preocupações, o candidato a eurodeputado sublinhou que “esta é uma questão inalienável, que é avançarem com qualquer tipo de projeto para esta Lagoa, sem ouvirem a associação, que representa os pescadores e mariscadores”. Esta questão já tinha sido referida no comunicado, que igualmente exigia que a associação “fosse ouvida e que a participação dos pescadores e mariscadores da Lagoa seja aceite, fora do contexto de uma mera consulta pública”.

O eurodeputado também referiu que este projeto põe em causa uma série de outras questões, nomeadamente, o “facto de agora avançarem com um projeto similar àquele que a associação apresentou há cinco anos”. Criticou que “não faz qualquer sentido que estes processos andem de uma forma tão desligada de quem depende da Lagoa”.

Os comunistas consideraram que este projeto “deve merecer, por parte das entidades responsáveis pelo seu licenciamento, mas em especial dos membros do Governo que tutelam a Lagoa, o Ministro do Ambiente e a Ministra do Mar, a necessária intervenção, no sentido de serem salvaguardados os interesses dos pescadores e mariscadores locais”.

No encontro, a delegação comunista também informou que irá questionar o Governo relativamente ao projeto.

De acordo com a Agência Lusa, a “autarquia deu parecer favorável à instalação do projeto nas antigas salinas de Óbidos, considerando o presidente da Câmara, Humberto Marques, que o mesmo se traduz na “valorização de uma zona que passará a criar riqueza e a contribuir para a afirmação na importância da Lagoa a nível local e nacional”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss