Q

Previsão do tempo

8° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 17° C
8° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 17° C
8° C
  • Sunday 7° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C

Pescadores ibéricos reúnem-se em Peniche para exigir mais quota de sardinha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os pescadores de sardinha na Península Ibérica vão pedir aos governos português e espanhol que fixem a quota de captura desta espécie em 2019 acima das quinze mil toneladas, justificando que houve uma melhoria substancial do stock no mar, pretendendo que não se repita a redução até às nove mil toneladas com que terminou o período de pesca em setembro do ano passado.
Pescadores portugueses e espanhóis querem quota de captura de sardinha acima das quinze mil toneladas

Reunidas no passado dia 19 num encontro inédito em Peniche, 27 organizações portuguesas e espanholas da pesca da sardinha, que representam mais de 530 embarcações e cerca de seis mil pescadores, definiram o mínimo de 15.425 toneladas para os dois países, podendo ser aumentadas ao longo de 2019, tendo em conta que “os relatórios dos últimos cruzeiros científicos demonstram uma melhoria significativa do recurso”, manifestou Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca de Cerco, indicando ter havido um aumento da biomassa de sardinha com mais de um ano entre 2017 e 2018 superior a 70%.

“Pretendemos que as possibilidades de pesca reflitam essa melhoria”, argumentou o dirigente, que procura que seja “reposta a enorme perda de rendimentos que tivemos nos meses em que estivemos parados”.

Desde o final de setembro de 2018 que os pescadores de Portugal e Espanha continuam sem poder pescar sardinha, situação que deixou muitos barcos parados por não ser rentável apanhar outras espécies, o que se vai prolongar até meados de maio.

A Confraria de Pescadores de Punta Umbría (Huelva) lamentou, em comunicado, que os ministérios da pesca de ambos os países “ignorem os alertas do setor e não dêem nenhuma resposta às solicitações de reuniões para que informem a quota de pesca disponível e a data de abertura da pesca”. Um cenário que é “insustentável”, segundo Manuel Fernández, responsável da Confraria e presidente da Federação Andaluza de Confrarias de Pescadores.

Um novo encontro ibérico está marcado para 1 de abril, em Lisboa, onde os pescadores pretendem ver confirmada a atual disponibilidade do recurso e fixada a quota de pesca nos valores que exigem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste com dúvidas sobre fim das obras

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) tem dúvidas sobre quando terminarão as obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, desconfiando do anúncio da Infraestruturas de Portugal, dona da obra, que indicou o segundo semestre deste ano como data de conclusão, informação “confirmada pelo Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, em reunião realizada com a CPDLO em 9 de janeiro”.

linha

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).