Durante a estadia, os alunos ficaram em casa de famílias suecas e puderam vivenciar as diferenças culturais entre os dois países. Além da vida familiar, também tiveram aulas na escola sueca, integrados nas turmas dos alunos que os acolheram. O programa incluiu uma visita a locais emblemáticos da cidade de Estocolmo, nomeadamente o Museu Vasa. O grupo teve, ainda, oportunidade de perceber, entre outras coisas, os hábitos de vida de uma cultura diferente, com um clima diferente, de ver como funcionam os transportes públicos, de saborear novas comidas, de passear pelas ruas, observando a multiplicidade de estilos arquitetónicos, não faltando tempo para o lazer.
Os professores consideram que experiências destas são muito enriquecedoras para os alunos pois, para além da motivação conseguida para o trabalho que estão a realizar dentro das disciplinas, proporcionam uma grande abertura de horizontes na sua cultura geral. De salientar, ainda, a vivência de múltiplos aspetos da cidadania, não só no que se relaciona com o espírito de grupo, a cooperação, o respeito pelos outros, mas, também, com o conhecimento de outras realidades culturais, a percepção do enriquecimento que isso pode proporcionar e a consciência de que a cidadania não tem fronteiras, levando-os a sentirem-se cidadãos do mundo.
Os alunos colaboraram ativamente em todos os momentos, e segundo eles, “foi uma experiência inesquecível”
Em maio o grupo sueco que terá oportunidade de conhecer Caldas da Rainha.
Para a concretização deste projeto, os alunos realizaram várias atividades de angariação de fundos, ajudados pelos pais, pela direção do agrupamento e professores da turma. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha proporcionou o transporte entre Caldas da Rainha e o aeroporto de Lisboa.
0 Comentários