Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
5° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
5° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C

Agrupamento de Escolas D. João II por terras nórdicas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 1 a 6 de março, um grupo de 23 alunos do 9º ano de escolaridade da EB D. João II das Caldas da Rainha, acompanhado por três professoras, participou numa visita de estudo a Eskilstuna (Suécia), uma cidade a cerca de 100 quilómetros de Estocolmo. Este intercâmbio com a escola Tegelviken iniciou-se no ano letivo passado, com troca de correspondência em espanhol e em inglês entre os alunos das duas escolas.
O programa incluiu uma visita a locais emblemáticos da cidade de Estocolmo

Durante a estadia, os alunos ficaram em casa de famílias suecas e puderam vivenciar as diferenças culturais entre os dois países. Além da vida familiar, também tiveram aulas na escola sueca, integrados nas turmas dos alunos que os acolheram. O programa incluiu uma visita a locais emblemáticos da cidade de Estocolmo, nomeadamente o Museu Vasa. O grupo teve, ainda, oportunidade de perceber, entre outras coisas, os hábitos de vida de uma cultura diferente, com um clima diferente, de ver como funcionam os transportes públicos, de saborear novas comidas, de passear pelas ruas, observando a multiplicidade de estilos arquitetónicos, não faltando tempo para o lazer.

Os professores consideram que experiências destas são muito enriquecedoras para os alunos pois, para além da motivação conseguida para o trabalho que estão a realizar dentro das disciplinas, proporcionam uma grande abertura de horizontes na sua cultura geral. De salientar, ainda, a vivência de múltiplos aspetos da cidadania, não só no que se relaciona com o espírito de grupo, a cooperação, o respeito pelos outros, mas, também, com o conhecimento de outras realidades culturais, a percepção do enriquecimento que isso pode proporcionar e a consciência de que a cidadania não tem fronteiras, levando-os a sentirem-se cidadãos do mundo.

Os alunos colaboraram ativamente em todos os momentos, e segundo eles, “foi uma experiência inesquecível”

Em maio o grupo sueco que terá oportunidade de conhecer Caldas da Rainha.

Para a concretização deste projeto, os alunos realizaram várias atividades de angariação de fundos, ajudados pelos pais, pela direção do agrupamento e professores da turma. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha proporcionou o transporte entre Caldas da Rainha e o aeroporto de Lisboa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Costureirinhas com nova sede

Numa das salas do novo Polo Cultural e Social da Fonte, no Cadaval, estão as costureirinhas da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, um grupo dedicado a ações solidárias que se tem destacado em várias iniciativas de apoio à comunidade.

Costureirinhas

127.º aniversário da restauração do concelho com inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte

O 127.º aniversário da restauração do concelho do Cadaval foi marcado pela inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte, situado na Rua do Olival da Fonte. A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, destacando-se as palavras do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, que expressou a sua satisfação pela concretização desta obra.

Cadaval 1