Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
17° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Milhares de pessoas na Nazaré vibraram com o carnaval

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vinte carros alegóricos e 2500 foliões desfilaram na Nazaré para uma assistência de várias dezenas de milhares de pessoas. O carnaval é vivido com grande intensidade pela população nazarena. A festa no passado domingo começou com os reis do carnaval a receberem as bandas infernais que iam desfilar na avenida marginal durante a tarde. Cada grupo com as suas caraterísticas, vestes e marchas, contribuíram para o sentimento que os nazarenos têm pelo carnaval.
Marginal da Nazaré encheu

“O carnaval aqui é uma coisa inexplicável. Não se explica, sente-se”, comentou a rainha da Ramona, um grupo que não desfilou e que abancou junto ao Centro Cultural animando a assistência com a sua alegria, ao mesmo tempo que assava febras, entremeadas e chouriços.

As Maltezas são o maior grupo e mostraram uma grande euforia. “Somos 700 mulheres”, indicaram ao JORNAL DAS CALDAS.

O próprio presidente da Câmara também se vestiu para desfilar. “Eu antes de ser presidente da Câmara já era folião e não vou deixar de ser só porque sou presidente de Câmara, portanto, estou a divertir-me, um pouco menos que antigamente porque a organização dos desfiles tira-me algum tempo mas não deixo de estar disponível para as noitadas, para os bailes, para os bares e para cantar as marchas de todos os grupos da Nazaré”, relatou Walter Chicharro, satisfeito com a moldura humana registada nesta localidade.

Mónica Piló e Henrique Maranhão foram os reis do carnaval, cujo lema aproveita uma expressão popular da terra – “Menes c’a ninguém”, que significa que os nazarenos não são menos importantes que as outras pessoas, são tão ou mais, como o seu carnaval.

As escolas foram as primeiras a apresentar a sua criatividade no dia 1 de março. O desfile das crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho teve início com os alunos do Centro Escolar de Valado dos Frades e do Centro Social. À tarde, realizaram-se os desfiles em Famalicão e na Nazaré.

No dia 2 saiu o desfile noturno, com a primeira apresentação dos carros alegóricos do ano e dos grupos inscritos. A marginal da Nazaré foi o palco desta festa. Nos dias 3 e 5 realizaram-se os desfiles diurnos. No dia 6 haverá a cerimónia de “Enterro do Santo Entrudo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.