Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 25° C

700 idosos mascarados para festejar o carnaval

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
700 idosos mascararam-se para festejar o carnaval nas Caldas da Rainha. Foi uma grande animação, mesmo para quem apareceu na Expoeste de cadeira de rodas, muleta ou andarilho.
Fotos de Diana Dias/Gabriel Salvador

Vestidos de palhaços, anjos e diabos, mexicanos, cozinheiros e até de ecopontos e de coletes amarelos, os seniores divertiram-se e aproveitaram para recordar a juventude.

“Andávamos na palhaçada, brincávamos, usávamos fatos velhos e rotos”, lembrou Zulmira Reis, de 86 anos, do Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório.

“Embora fosse casada o meu marido não me controlava ao ponto de não me poder divertir. Até ajudava e dizia que eu era um bocadinho maluca”, gracejou Margarida Rosa, de 81 anos, da Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro. “Temos de ter alegria, a tristeza vai para trás das costas”, acrescentou.

“Antigamente lá na aldeia fazíamos nós a brincadeira. era diferente, mas agora também são umas horas passadas com alegria. Nestas horas esquecessem-se todas as outras coisas”, referiu Joaquim Correia, de 84 anos, da Associação do Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha.

A idade não parece importar, porque há quem se sinta jovem de espírito. Nazaré Andrezo, de 74 anos, da Universidade Sénior Rainha D. Leonor, comentou que “nem somos novos nem estamos na outra faixa, estamos a meio, e convidam-nos para darmos um bocadinho de animação ao ambiente e ainda temos um bocadinho de fôlego”.

Desfilaram perto de 700 idosos de 15 instituições do concelho. Muitos já ansiavam por esta altura, revelou a organização, a cargo do Município das Caldas da Rainha e do Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa.

“É uma tarde diferente. O carnaval é para todas as idades e está aqui bem patente a imaginação e alegria dos seniores, que apesar das dificuldades de locomoção em alguns casos, têm boa disposição e alegria em viver. E acima tudo há imaginação e muita criatividade em todas as instituições aqui presents”, declarou Conceição Pereira, vereadora da ação social da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

“Com duas pernas, quatro pernas, de cadeira de rodas, vê-se a alegria estampada no rosto dos idosos e acima tudo é isso que nós queremos proporcionar e que sintam também que a comunidade se lembra deles em todos os eventos que se realizam. Os idosos ajudaram na confecção dos fatos, na preparação das danças e das músicas há aqui todo um trabalho que vai ocupando os idosos”, manifestou a autarca.

Participaram os seguintes grupos mascarados com os respetivos temas: Casa do Povo de A-dos-Francos – “Emojis”; Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha – “Voos”; Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha – “Bordalo e as Figuras”; Montepio Rainha D. Leonor – “Mexicanos“; Centro Social Paroquial de Santa Catarina – “Cutileiros” ; Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos – “Palhaços”; Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal – “Ecopontos”; Associação do Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha – “Anjos e Diabos”; Centro Social Paroquial Nª Srª das Mercês – Carvalhal Benfeito – “M & M”; Associação Social e Cultural Paradense – “Cozinheiros”; Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro – “Coletes Amarelos”; Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório – “Chupa-Chupas”; Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto – “Palhaçitos”; “Clube Sénior” – “Livre”; Universidade Sénior Rainha D. Leonor – “500 Anos de Gil Vicente”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras vão melhorar segundo edifício da ESAD.CR

A melhoria do conforto e da segurança são o principal objetivo das obras de reabilitação do Edifício Pedagógico 2 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que vão custar cerca de 492 mil euros, pagos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

obrasESAD

Zélia Évora expõe na Nova Medical School

A caldense Zélia Évora é uma das duas artistas que participam numa exposição de arte inclusiva que foi inaugurada a 27 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Retina, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas.

retinazelia1

Cadaval Jazz & Mais

O “Cadaval Jazz & Mais” decorreu no passado dia 29, na Praça da República, no Cadaval, com cinco atuações de diferentes grupos musicais, todos eles ligados ao jazz.

jazz