Patentes estão 240 trabalhos inspirados em quatro obras que estão expostas no Museu José Malhoa. Os alunos do 1º ano trabalharam a obra “Composição”, de Eduardo Viana, os do 2º ano basearam-se na pintura “A vendedeira de laranjas”, de Maria de Lourdes de Melo e Castro, os do 3º ano na obra “Gritando ao Rebanho”, de José Malhoa, e o 4º ano trabalhou a pintura da Rainha D. Leonor, também de José Malhoa. “Fizemos um desenho ditado, onde cada professor leu um pequeno texto sobre cada pintura e as crianças desenharam sem ver a obra e depois tiveram oportunidade de a ver no Museu José Malhoa”, explicou a professora da EBI de Santo Onofre, Elisabete Silva, responsável pelo projeto.
Envolvidos neste programa estiveram 240 estudantes das escolas EB de Santo Onofre, dos Arneiros e do Centro Paroquial das Caldas da Rainha.
Desenvolver ações conjuntas e mutuamente enriquecedoras entre a escola e instituições culturais, neste caso o Museu José Malhoa, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo, é o principal objetivo deste projeto. Esta iniciativa pretende também sensibilizar os professores, os alunos e suas famílias para o papel da arte na formação das crianças e para a sua relação com outras áreas do saber.
0 Comentários