Nas Caldas da Rainha ultimam-se os pormenores daquele que é um dos mais caraterísticos carnavais portugueses. Trapalhão, satírico e pautado por uma vincada crítica social e política que não poupa ninguém e que dá o mote à decoração dos carros alegóricos e fantasias dos grupos que compõem o corso.
A festa nas Caldas da Rainha começa no dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, na Expoeste, com um baile de fantasia e desfile para os seniores.
Proporciona aos utentes do Cartão Municipal do Idoso e a todos os que participam uma tarde muito divertida, onde a criatividade dos grupos mascarados rivaliza com os corsos principais.
A organização é do Município das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa.
Todos os interessados poderão desfrutar deste ambiente de folia carnavalesca, mascarados, ou não, com muita alegria, animação e “máscaras”, onde haverá lugar à atribuição de uma lembrança aos grupos mascarados.
Haverá transporte para quem o manifestar no acto da sua inscrição, na Junta/União de Freguesia da sua área de residência, até ao dia 25 de fevereiro.
Como já vem sendo habitual, este evento contará com a colaboração/animação dos alunos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste.
Grupos mascarados e respetivos temas: Casa do Povo de A-dos-Francos – “Emojis”; Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha – “Voos”; Centro Social Paroquial das Caldas da Rainha – “Bordalo e as Figuras”; Montepio Rainha D. Leonor – “Mexicanos“; Centro Social Paroquial de Santa Catarina – “Cutileiros” ; Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos – “Palhaços”; Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal – “Ecopontos”; Associação do Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha – “Anjos e Diabos”; Centro Social Paroquial Nª Srª das Mercês – Carvalhal Benfeito – “M & M”; Associação Social e Cultural Paradense – “Cozinheiros”; Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro – “Coletes Amarelos”; Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório – “Chupa-Chupas”; Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto – “Palhaçitos”; “Clube Sénior” – “Livre”; Universidade Sénior Rainha D. Leonor – “500 Anos de Gil Vicente”.
No dia 1 de março, pelas 10h30, decorre o desfile infantil, que vai levar mais de 2600 crianças à Praça 25 de Abril e Avenida 1º de Maio. A organização é do Grupo de Animação Infantil, uma parceria do Município das Caldas da Rainha, com as escolas básicas do 1º ciclo e jardins de infância da rede pública e as instituições particulares de solidariedade social.
No final do desfile haverá ainda um espetáculo com bonecos de animação e um lanche.
O evento irá contar com a colaboração dos alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, cujo grupo de bombos irá encabeçar o desfile.
Do Agrupamento de Escolas de D. João II participam cerca de 990 crianças, do Agrupamento de Escolas Raúl Proença perto de 530, do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro aproximadamente 350 crianças, das instituições particulares de solidariedade social 490 e de instituições privadas 260.
Os desfiles principais a acontecem no 2 de março, pelas 21h30. O desfile volta a acontecer nas tardes do dia seguinte e na terça-feira de carnaval, pelas 15h.
Não faltam os tradicionais bailes do casino, que decorrem no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, nos dias 2 e 4, pelas 23h.
0 Comentários