Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
Alexandre Correia apresentou “Diário de Bordo” na Biblioteca Municipal

Jornalista falou sobre as suas aventuras vividas nas rotas lendárias do Dakar

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quinze anos de viagens pelas rotas da lendária prova africana, bem como a última expedição que fez num Peugeot 3008 estão relatadas no “Diário de Bordo”, da autoria do jornalista e editor da revista Todo Terreno, Alexandre Correia. Este livro, que foi apresentado no passado sábado na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, conta em 180 páginas ilustradas como é viajar entre Lisboa e Dakar, incluindo pormenores técnicos, que convidam a uma incursão por estes países africanos.
O livro foi apresentado na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha

Com quase 40 anos de carreira, o jornalista conta com um vasto percurso, que se iniciou no jornal Motor e se consolidou como editor da revista Todo o Terreno. Mas a paixão pela modalidade surgiu quando acompanhou, enquanto repórter, inúmeras edições do Dakar, o que acabou por motivar as suas quinze viagens entre Lisboa, Dakar e Bissau.

Esse acumular de experiência fez com que Alexandre Correia percorresse na última viagem, durante oito semanas, mais de 17.000 km, recorrendo apenas às suas memórias.

“Hoje em dia vou a Bissau de olhos fechados, sem recorrer a mapa ou GPS, pois quem já fez a viagem sabe que o próximo cruzamento é daqui a cinco quilómetros”, explicou o jornalista, adiantando que “esta aventura não é uma missão impossível, antes pelo contrário”. E o ‘Diário de Bordo’ acaba por dizer isso, que também outras pessoas tal como eu podem fazer uma incursão por estes países africanos”.

Com o apoio da Peugeot, o editor atravessou Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.

Apesar de em todas as viagens chegar “cansado e farto”, Alexandre Correia admite que “acabo sempre por lá voltar”. Mas esta última foi “mais tranquila” e provavelmente irá repetir.

Estas memórias, reforçadas por todo o conhecimento e experiência das viagens anteriores, motivaram o editor da revista Todo o Terreno a publicar o livro, que é acompanhado de um conjunto de fotografias, também do autor.

Para o jornalista, que tem uma forte ligação à região, “este livro foi escrito pelo prazer de partilhar toda a vivência, acumulada ao longo de quinze viagens, que foram sempre um crescendo de curiosidade e de aprendizagem”.

Além de descrever toda a viagem, o jornalista também recorda os tempos do Dakar africano e como começou a aventura, que neste momento se vive no Peru.

“Não é um livro de competição, é um livro de viagens”

A apresentação do livro esteve a cargo de Manuel Romão de Sousa, que foi um dos pioneiros da primeira participação lusa no Rali Paris-Dakar, em 1982.

Segundo o responsável, “o Alexandre dedicou-se toda a vida a esta parte do todo o terreno e as inúmeras viagens que fez ao longo da costa africana permitiram-lhe uma experiência enorme para escrever este livro”. Como tal, “’Diário de Bordo’ é essencialmente um livro de viagens, com um bocadinho de aventura e de história”, que “nos indica que é muito fácil ir à Guiné de carro”.

Na sua opinião, é “algo que está ao alcance de mais pessoas do que aquelas que efetivamente metem as mãos à obra e vão”, mas “é claro que exige alguns cuidados”.

Nesse sentido referiu que “o livro do Alexandre é essencialmente um convite manual, com um conjunto de indicações que permitem planear uma viagem deste tipo”.

O livro tem um custo de 30 euros e está à venda nas lojas do Automóvel Club de Portugal, podendo ainda ser adquirido por encomenda online, enviando uma mensagem para info@revistatt.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

vidais2novo

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto