Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 11° C

A Bauhaus faz 100 anos

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Bauhaus (casa em construção) foi fundada em 1 de Abril de 1919 pelo arquitecto berlinense Walter Gropius. Desde o primeiro momento, juntaram-se-lhe Paul Klee, Josef Albers e László Moholy-Nagy, tendo como programa de ensino a integração das Belas-Artes com as artes aplicadas — com o objectivo de complementar a tecnologia e a erudição com o saber fazer tradicional, e emprestar à indústria a mestria do artesão, a qualidade do produto manufaturado cuidadoso e pormenorizado. 100 anos depois, a aura experimentalista da Bauhaus permanece.
Candeiro Carl jacob Jucker-Bauhaus

No entanto, este projecto visionário durou apenas 14 anos, pois os nazis decretaram o seu fim em 1933. Mas o sentido de modernidade e ruptura, o novo modo de vida que propôs e a estética depurada de que imbuiu a arquitectura, o design, a fotografia e as artes performativas, perpetuou-se. Durante este curto período, teve sucessivas instalações em Weimar, Dessau e Berlim. O período de Dessau, entre 1924 e 1930, foi o mais fecundo. Ultrapassadas as tendências expressionistas da fase de Weimar, a escola passou a ter currículos mais funcionais e racionalistas, preconizando a contínua actualização tecnológica e a normalização do desenho industrial, almejando uma permanente colaboração com a indústria e maior intervenção na sociedade. Foi também neste período que Gropius criou o Departamento de Arquitectura da Bauhaus, impulsionando assim o Movimento Moderno na arquitectura. É, enfim, deste período o projecto de Gropius, e a construção do emblemático edifício da Escola da Bauhaus (1925-26), uma aplicação seminal e magistral dos princípios da Arquitectura Moderna.

Gropius abandonou a Bauhaus em 1928, passando a dedicar-se sobretudo à teorização das questões sociais da habitação urbana. A perseguição nazi levou-o a emigrar para os EUA, onde prosseguiu a sua brilhante carreira.

Na direcção da Bauhaus seguiram-se Hannes Meyer e, no período berlinense, Ludwig Mies van der Rohe, esse outro gigante do Movimento Moderno, que cunhou a frase «em arquitectura, menos é mais». Após o fecho da Bauhaus pelos nazis em 1933, Mies van der Rohe também emigrou para os EUA, onde foi professor no Instituto Técnico do Illinois e deu um contributo determinante no desenvolvimento do Estilo Internacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.

Trocar papel velho por plantas

Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.

papel

Associação dos Mosteiros celebra 43 anos

O almoço comemorativo do 43º aniversário da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural dos Mosteiros, na freguesia de Vidais, realiza-se no dia 23 de março, às 13h00.

mosteiros