Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
Parque D. Carlos I

Café Smash assaltado pela quarta vez este mês

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Neste primeiro mês de 2019 o Café Smash, na zona do parque das bicicletas do Parque D. Carlos I, já foi assaltado quatro vezes, deixando os proprietários revoltados com os prejuízos causados. O último assalto verificou-se na madrugada do passado sábado, pelas 00h50. Foi nessa hora que tocou o alarme, quando vários indivíduos encapuzados tentavam entrar no estabelecimento, após terem partido o vidro junto à porta.
Vidro foi partido para permitir a entrada no estabelecimento

Acabaram por fugir sem levarem nada, mas por volta das cinco da manhã a PSP teve de voltar ao local porque a videovigilância permitiu observar alguém a tirar cadeiras da esplanada.

A polícia veio a descobrir as cadeiras no interior da casa de banho das senhoras no Parque, onde estavam em amena cavaqueira cinco indivíduos, que tinham tido acesso à chave dos balneários e que foram surpreendidos pelos agentes e identificados para posteriores diligências de investigação.

A PSP recolheu impressões digitais dos vidros partidos e vai agora cruzar dados para chegar até aos autores da tentativa de assalto ao café.

No primeiro assalto ocorrido no estabelecimento foi arrombada a porta. Da segunda vez foram retirados os vidros de cima. Depois partiram vidros da porta e agora os vidros junto à mesma.

Os danos são sempre grandes, mas os assaltos nem sempre chegam a ser produtivos para os larápios. Só na primeira vez é que conseguiram levar um computador, 600 euros e bebidas.

Atividade noturna à margem da lei no Parque

Os portões do Parque são fechados à noite, mas isso não impede que possam ficar pessoas no interior. O Parque é grande e apesar de uma empresa de segurança todos os dias ir abrir e fechar os portões, avisando quem encontra de que não pode permanecer naquele espaço verde fora de horas, há sempre quem se possa esconder entre a vegetação ou voltar mais tarde pulando a vedação.

Aliás, há relatos de autênticas “festas” noturnas no telheiro do Parque, aproveitando até as fichas de eletricidade ali existentes para serem ligadas aparelhagens de música. Há quem durma à entrada do museu, no telheiro ou noutros espaços, conta-se. As casas de banho também são ocupadas.

Esporadicamente há atividade noturna à margem da lei no Parque.

Tem horário de funcionamento

No âmbito da delegação de competências a gestão do Parque está entregue à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

O regulamento do Parque, aprovado em junho de 2016, determina que o horário de funcionamento é das 7h às 21h (horário de inverno – 1 de novembro a 31 de março) e das 7h às 23h (horário de verão – 1 de abril a 31 de outubro).

Outros horários mais extensos poderão ser considerados, em função do funcionamento das cafetarias existentes ou da realização de eventos, sempre que para tal haja condições, nomeadamente de iluminação e vigilância. Mas carecem de autorização por escrito.

Não é permitido acampar no Parque.

“Preocupante mas não alarmante”

Vítor Marques, presidente da União de Freguesias, considera que o caso “é preocupante mas não alarmante”, pretendendo que não se crie pânico e que se encare a situação como possível de combater, em conjunto com a polícia.

O autarca confirmou ao JORNAL DAS CALDAS que, tal como determina o regulamento, as pessoas não podem ficar no Parque depois do encerramento dos portões. “A empresa de segurança começa a fazer a ronda para fechar com tolerância de uma hora após o horário afixado e se encontra alguém no interior encaminha-os para fora do Parque e isso sempre tem acontecido sem problemas. As exceções são comunicadas à PSP para intervenção”, revelou.

O Parque tem dez entradas – a contar com o Céu de Vidro – e devido à sua extensão a vigilância é dificultada. Mas a PSP pode a qualquer altura passar no interior, pois tem a chave. O Parque tem iluminação pública, mesmo que possa haver uma ou outra zona menos coberta.

Os casos em que foram detetadas pessoas a dormir no Parque foram comunicados à Segurança Social da Câmara.

O presidente da junta assegurou que as fichas elétricas do telheiro deixarão de estar ligadas para evitar “festas” ou outros “eventos” noturnos. Na passada segunda-feira circulou na rede social Facebook que iria ali haver a exibição de um filme, mas segundo a autarquia não foi encontrado nenhum movimento, a não ser um jovem que deambulava pelo Parque fora de horas.

Fica no entanto o aviso: “Qualquer entrada ou permanência após o horário de funcionamento, depois de fechados os portões, é uma invasão”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.