Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Procissão com chouriços honra São Sebastião

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 800 quilos de chouriço foram preparados em Valado dos Frades, na Nazaré, para serem leiloados a favor de obras na paróquia. A procissão com os chouriços foi o ponto alto da festa, no passado domingo.
Chouriços na procissão

Conhecida por festa das chouriças, em honra de São Sebastião, tem no leilão dos chouriços a forma de pagar promessas ao padroeiro pela cura de doenças ou proteção contra outros males.

É uma tradição na qual todos os habitantes querem participar ou assistir. A começar pelas gerações jovens, como os universitários naturais da terra, que fazem um pedido divino para “ultrapassar as dificuldades que são inerentes ao estudo e depois para que consigamos vingar no mercado de trabalho”, disse a estudante Rita Ferreira.

Já os ex-combatentes no ultramar e as tropas ativas agradeceram estarem vivos, tal como os motards.

Além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e emigrantes, seguiram também no cortejo as oferendas da população. Os chouriços foram vendidos em leilão para angariação de fundos para obras na paróquia, nomeadamente na sacristia.

Esta romaria com espírito comunitário juntou centenas de pessoas em torno de uma tradição cujas origens se perdem no tempo. “Registamos a forte adesão da população nesta festividade popular e religiosa. A nossa participação na iniciativa é de colaboração no reforço das tradições e da identidade cultural local”, afirmou Rui Marques, presidente da Junta de Valado dos Frades.

As festividades tiveram como juízes Ana Condinho e José Manuel Patrocínio. As celebrações religiosas foram presididas pelo padre José Dionísio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1