Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Procissão com chouriços honra São Sebastião

Francisco Gomes
23 de Janeiro, 2019
Mais de 800 quilos de chouriço foram preparados em Valado dos Frades, na Nazaré, para serem leiloados a favor de obras na paróquia. A procissão com os chouriços foi o ponto alto da festa, no passado domingo.
Chouriços na procissão

Conhecida por festa das chouriças, em honra de São Sebastião, tem no leilão dos chouriços a forma de pagar promessas ao padroeiro pela cura de doenças ou proteção contra outros males.

É uma tradição na qual todos os habitantes querem participar ou assistir. A começar pelas gerações jovens, como os universitários naturais da terra, que fazem um pedido divino para “ultrapassar as dificuldades que são inerentes ao estudo e depois para que consigamos vingar no mercado de trabalho”, disse a estudante Rita Ferreira.

Já os ex-combatentes no ultramar e as tropas ativas agradeceram estarem vivos, tal como os motards.

Além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e emigrantes, seguiram também no cortejo as oferendas da população. Os chouriços foram vendidos em leilão para angariação de fundos para obras na paróquia, nomeadamente na sacristia.

Esta romaria com espírito comunitário juntou centenas de pessoas em torno de uma tradição cujas origens se perdem no tempo. “Registamos a forte adesão da população nesta festividade popular e religiosa. A nossa participação na iniciativa é de colaboração no reforço das tradições e da identidade cultural local”, afirmou Rui Marques, presidente da Junta de Valado dos Frades.

As festividades tiveram como juízes Ana Condinho e José Manuel Patrocínio. As celebrações religiosas foram presididas pelo padre José Dionísio.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vinhos da região no livro “A Alma dos Vinhos de Lisboa”

Foi lançado no passado dia o livro “A Alma dos vinhos de Lisboa”, que aborda a história da Região Demarcada de Lisboa, bem como o seu território, as suas quintas e os seus vinhos. Nesta obra, que foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa constam a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, e a Adega Cooperativa da Lourinhã.

livro 1

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio