Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Procissão com chouriços honra São Sebastião

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 800 quilos de chouriço foram preparados em Valado dos Frades, na Nazaré, para serem leiloados a favor de obras na paróquia. A procissão com os chouriços foi o ponto alto da festa, no passado domingo.
Chouriços na procissão

Conhecida por festa das chouriças, em honra de São Sebastião, tem no leilão dos chouriços a forma de pagar promessas ao padroeiro pela cura de doenças ou proteção contra outros males.

É uma tradição na qual todos os habitantes querem participar ou assistir. A começar pelas gerações jovens, como os universitários naturais da terra, que fazem um pedido divino para “ultrapassar as dificuldades que são inerentes ao estudo e depois para que consigamos vingar no mercado de trabalho”, disse a estudante Rita Ferreira.

Já os ex-combatentes no ultramar e as tropas ativas agradeceram estarem vivos, tal como os motards.

Além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e emigrantes, seguiram também no cortejo as oferendas da população. Os chouriços foram vendidos em leilão para angariação de fundos para obras na paróquia, nomeadamente na sacristia.

Esta romaria com espírito comunitário juntou centenas de pessoas em torno de uma tradição cujas origens se perdem no tempo. “Registamos a forte adesão da população nesta festividade popular e religiosa. A nossa participação na iniciativa é de colaboração no reforço das tradições e da identidade cultural local”, afirmou Rui Marques, presidente da Junta de Valado dos Frades.

As festividades tiveram como juízes Ana Condinho e José Manuel Patrocínio. As celebrações religiosas foram presididas pelo padre José Dionísio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

ordem