Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

“Maria Xica”, novo restaurante com tapas e brunch todo o dia

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abriu portas, no passado dia 13, o novo restaurante “Maria Xica”, onde dantes funcionava o “Sopas e Pratinhos”, junto à estação dos comboios, nas Caldas da Rainha. Além das tradicionais tapas e dos brunchs, o estabelecimento também proporciona uma carta cheia de sugestões saudáveis, com “comidas de fazer água na boca”, que podem ser pedidas durante todo o dia.
Fernanda Vicente, proprietária do espaço e um dos empregados

Não estranhe se ficar com a sensação de que já comeu outro tipo de gastronomia neste mesmo espaço. Dantes funcionava o Sopas e Pratinhos no local, que já pertencia a Fernanda Vicente, responsável pela empresa que nasceu em 2003, com o conceito de self-service. “Este conceito funcionou muito bem durante algum tempo até que senti alguma necessidade de me ausentar e alugar o espaço”, explicou a proprietária, adiantando que recentemente retomou o negócio, mas com “uma reformulação”, quer no espaço, quer no conceito.

“Era importante mudarmos, tanto ao nível das cores como da imagem”, sublinhou a proprietária do espaço, que quis implementar um “estilo de cozinha e alimentação saudáveis, mas sempre associado a um conceito tradicional, que são as tapas”.

O objetivo, segundo Fernanda Vicente, é afirmar estes dois conceitos, as tapas e o brunch, visto que “é algo que está muito atual, e que cada vez mais tem muita procura por parte dos jovens, que optam por este tipo de alimentação, mais saudável e com produtos biológicos”.

O espaço, que “sofreu um refreshing”, conta agora com uma decoração em tons de castanho e verde seco, foi pensada pela própria responsável, que procurou ”criar um ambiente mais familiar para podermos partilhar estes dois conceitos”.

Dividido por áreas, o Maria Xica tem uma secção dedicada aos brunchs, e ainda outras duas direcionadas para quem queira comer algo rápido, a cafetaria e o restaurante, com 40 lugares sentados.

“A ideia é que as tapas estejam disponíveis todos os dias, quer para o almoço, quer para o jantar”, referiu a responsável. Para acompanhar é servido sempre um copo de vinho de produtores da região, de modo “a que haja uma conjugação de sabores com paladar”.

No Maria Xica há os produtos normais, como os snacks, os bolos integrais e as tapiocas, mas também os smoodies, os sumos naturais e ainda os tradicionais hambúrgueres, tostas mistas e moelas no tacho. Além disso disponibiliza à noite um leque de cocktails como entrada e aperitivo.

Entre outras especialidades há muitos pratos, desde os tradicionais secretos de porco preto até aos bifinhos de frango à Xica e açorda de camarão.

Para completar esta reformulação, Fernanda Vicente decidiu alterar a denominação do espaço, dando-lhe “um nome mais tradicional como a Maria e a Xica”.

Futuramente, Fernanda Vicente pretende explorar um pouco a parte de rua, através da esplanada, pois “gostaria de melhorar e alargar um pouco mais o espaço”.

O Maria Xica funciona todos os dias, entre 09h00 e as 22h30, e criou quatro postos de trabalho, incluindo o da própria responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago