Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Proteção Civil Municipal de Óbidos faz recomendações para o frio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mês de janeiro é habitualmente a altura do ano mais fria do ano. A Proteção Civil Municipal de Óbidos enviou comunicado com recomendações gerais para a população. A exposição ao frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, pode contribuir para a transmissão de doenças infeciosas do aparelho respiratório e provocar lesões relacionadas com o frio.
A exposição ao frio intenso pode contribuir para a transmissão de doenças infeciosas do aparelho respiratório

O enregelamento e hipotermia entre outros problemas de saúde graves podem obrigar a cuidados médicos de emergência.

Portanto as recomendações principais da Proteção Civil Municipal de Óbidos são para manter o corpo hidratado e quente e protegido do frio. Aconselha ainda a manter a casa quente, especialmente atento se tiver algum problema de saúde e para estar em contacto e atento aos outros. Antes de um período de frio esta entidade aconselha o seguinte: Verifique se os equipamentos utilizados para aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira; coloque um termómetro dentro de casa em local visível; calafete portas e janelas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor acumulado; no caso de estar prevista a ocorrência de um período de frio intenso ou neve forte, assegure-se de que dispõe dos bens necessários para 2 ou 3 dias, de modo a evitar sair de casa. Atenda às necessidades de bens alimentares, água potável, medicamentos e botijas de gás suplementares, se for o caso e mantenha-se atento às previsões meteorológicas.

Durante um período de frio do domicílio a Proteção Civil Municipal de Óbidos avisa a manter a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC. Se não conseguir aquecer todas as divisões da casa, tente manter a sala de estar quente durante o dia e aqueça o quarto antes de se ir deitar.

Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde, evitando os acidentes por monóxido de carbono que podem causar intoxicação ou morte.

Aconselha ainda a não utilizar fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão para aquecer a casa. Também não deve utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores.

Evite dormir/descansar muito perto da fonte de calor. Apague ou desligue os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações.

Promova uma boa circulação de ar, não fechando completamente as divisões da casa, mas evite as correntes de ar frio.

Mantenha sob vigilância a utilização de botijas de água quente, para evitar o risco de queimadura.

Cuidados pessoais e vestuário

Mantenha a pele hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios.

Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea;

Proteja as extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e use calçado adequado às condições meteorológicas e evite andar descalço no chão frio ou e molhado.

Quanto à alimentação, esta entidade aconselha as pessoas a fazerem refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas, dando preferência a sopas e a bebidas quentes, como leite ou chá.

Sugere também o aumento e o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutos e hortícolas), pois contribuem para minimizar o aparecimento de infeções. A proteção civil recomenda ainda uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açucarados. Evite bebidas alcoólicas que provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo e avisa para evitar atividades e exercício físico no exterior.

Mantenha a prática de exercício físico habitual, mas em situações de frio intenso evite fazer exercício físico de esforço ao ar livre. Se tiver de realizar trabalho de intensidade física, proteja-se com roupa adequada e vá doseando o esforço. Procure um local abrigado se a temperatura diminuir e houver muito vento.

Em caso de frio intenso sugere que as pessoas façam pequenos movimentos com os dedos, os braços e as pernas evitando o arrefecimento do corpo. Orienta também para a importância de se manter seco e evitar arrefecer com a roupa transpirada no corpo. Beba água antes, durante e depois da atividade física para evitar a desidratação.

Para além das recomendações anteriores, tenha em conta as orientações da DGS para proteção contra a gripe.

Em caso de emergência ligue para o 112. Para mais informações ligue para SNS 24: 808 24 24 24.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss