Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Oeste quer mais do que linha ferroviária e IC11 no Plano de Investimentos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comunidade Intermunicipal do Oeste mostrou-se na passada sexta-feira, satisfeita com a inclusão no Plano Nacional de Investimentos 2030 da requalificação da Linha do Oeste e da construção do IC11, há muito reclamadas, mas pede pelo menos mais um hospital.

“Para nós é sempre pouco porque gostaríamos de mais e merecemos mais, porque a região tem sido esquecida e contribui muito para Portugal e para o Produto Interno Bruto nacional, com as suas exportações”, afirmou à agência Lusa Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim).

Os dois investimentos são reclamados “há muitos anos” pelos autarcas e constavam das compensações prometidas em 2009 pelo Governo liderado por José Sócrates à região pela deslocalização do aeroporto da Ota, em Alenquer.

Em relação à Linha do Oeste, o PNI 2021-2030 prevê a sua requalificação integral, o que, para o presidente da OesteCim, “é importante”, justificando que “não fazia sentido” requalificar só o troço Sintra-Caldas da Rainha, para o qual se aguarda pelo lançamento do concurso público, “e ficar o outro troço por requalificar”.

A construção do IC11 (Peniche/Carregado) não estava prevista no PNI quando este esteve em consulta pública, mas os autarcas da região exerceram “pressão junto do Governo” e passou a estar.

“Fico satisfeito por ver que [o IC11] está contemplado”, disse Pedro Folgado.

O autarca lembrou que o IC11 é “reclamado há muito tempo”, para beneficiar os habitantes e as empresas em locais dentro da região, onde a circulação é feita apenas por “estradas nacionais que “não são flexíveis e não escoam rapidamente”, tanto o tráfego, como os produtos da região.

Além da Linha do Oeste e do IC11, a OesteCim também apresentou ao Governo, como prioridade, a “construção de um novo hospital no Oeste, porque os de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche já não servem”.

Até à fase de consulta pública do PNI, esse investimento não estava incluído.

“É uma verba significativa, para a qual o Orçamento do Estado pode não conseguir responder e, por isso, era importante que fosse inserido para beneficiar de fundos comunitários”, alertaram os autarcas da OesteCim, que prometem “estar atentos e reagir” se não vier a constar entre as prioridades nacionais para a saúde.

O PNI prevê também obras no IC2/EN1 para “aumentar a capacidade” em Alenquer, que era “reclamada e é bem-vinda” para Pedro Folgado, também presidente da Câmara de Alenquer.

O Governo envia hoje ao parlamento o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI) que conta com 72 projetos num investimento de 21.950 milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss