Nesse sentido começaram por ser distinguidos os três melhores alunos, que no ano de conclusão do ensino básico e secundário, se destacaram com os Prémios Municipais de Mérito Escolar. Além de incentivar o desempenho escolar, a cerimónia tem como objetivo premiar o mérito e excelência, enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento económico, cultural e social dos jovens, que estudam no concelho do Cadaval.
De acordo com a organização, “essa postura vai de encontro ao que está estabelecido no estatuto do aluno, em que determina o direito de verem reconhecidos e estimulados o mérito, a dedicação, desempenho e o esforço no trabalho”.
No caso dos alunos do 3º ciclo do ensino básico foram distinguidos Andreia Fialho, com atribuição do primeiro lugar, Francisco Garcia com o segundo, e Carlos Ventura, com o terceiro. Já no ensino secundário, o primeiro classificado foi Cristiano Santos, o segundo, Fátima Champsi, que esteve ausente por se encontrar a estudar em Londres, e o terceiro, a Renata Jerónimo.
Aos primeiros classificados foi atribuído um cheque com o valor de 500 euros, aos segundos 250 euros, e aos terceiros 125 euros.
Na categoria do Prémio Municipal de Mérito Escolar Desportivo, a autarquia procura premiar os alunos que obtiveram resultados de destaque, em provas de desporto escolar e regional. Como tal, foram distinguidos os alunos Weber Pinto Neves, pelo 3º lugar da modalidade de mega salto, na prova da zona oeste, Leonor Barardo, que se classificou em 2º na modalidade de natação 200m costas e 3º lugar na de 100m costas, na prova regional de Lisboa, e ainda Hélder Lucas, 1º classificado na modalidade de natação, em prova zona oeste. Estes últimos não estiveram presentes na cerimónia.
A esta iniciativa ao qual também se associa a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cadaval desde 2012, com a atribuição de um prémio aos alunos, que se destacaram nas disciplinas de matemática e português, no ensino secundário. “Com este espírito mutualista a Caixa procura contribuir para que estas sementes, que são os nossos jovens deem boas colheitas de profissionais”, sublinhou a entidade bancária, que distinguiu Renata Jerónimo (1º lugar), Fátima Champsi (2º lugar) e Delmar Romão Santos (3º lugar), no âmbito da disciplina de matemática.
Na disciplina de Português, a entidade premiou Cristiano dos Santos (1º lugar), Renata Jerónimo (2º lugar) e Fátima Champsi (3º lugar).
Após a entrega dos prémios, Luis Mendes, diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval sublinhou que estas distinções de excelência só foram possíveis, graças ao apoio da família, da autarquia e da Caixa Agrícola do Cadaval. Realçou ainda o papel da escola, que “desempenha e proporciona a todos, a possibilidade de alcançarem níveis de excelência”.
Presente também esteve o diretor da Caixa de Crédito Agrícola do Cadaval, Fernando Santos, que explicou que “as disciplinas de matemática e português são consideradas estruturantes e de especial importância para a formação de estudantes, facilitando o prosseguimento dos estudos do ensino superior”. Além disso, os prémios servem de “estímulo” aos futuros estudantes finalistas da Escola do Cadaval.
Já o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes destacou que “esta cerimónia marca um culminar de dois ciclos, a qual foram atribuídos uma avaliação e com base nela, foi conferido este prémio”. Nesse sentido, o “município felicita todos, que concluíram o 9º e o 12º ano, no ano letivo 2017/2018, e sobretudo, aqueles que ingressaram no ensino superior, que felizmente foram uma grande percentagem”.
Antes da entrega dos prémios decorreu a inauguração da exposição de pintura “Ímpetos.2”, da autoria do painhense Jorge Romão, que ficará patente na entrada da Biblioteca Municipal do Cadaval, até ao dia1 de fevereiro.
Dois dias de atividades comemorativas
Ainda no âmbito das comemorações, o município promoveu no passado domingo, um conjunto de eventos de caracter cultural e desportivo.
O programa teve início com o hastear da bandeira junto ao edifício Paços do Concelho, na presença musical da Banda Filarmónica 1.º dezembro de Pragança, seguida da atribuição do nome do Dr. João Francisco Corrêa, antigo presidente da CMC ao Pavilhão Municipal.
Meia hora depois, decorreu a Prova de Atletismo – Corta-mato, no Parque de Lazer, situado junto à Biblioteca Municipal do Cadaval. Essa iniciativa, que envolveu cerca de 90 crianças do 1.º ciclo do concelho, também serviu para destacar a importância da qualidade da alimentação aliada ao exercício físico.
No mesmo dia, decorreu uma visita ao Parque de Lazer, a entrega dos Prémios do Sorteio “Natal é no Comércio Tradicional”, a Eucaristia proferida pelo Beneméritos do concelho, na Igreja Matriz do Cadaval, a cerimónia de entrega do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho e ainda o tradicional Concerto de Ano Novo, pelo Grupo Coral do Cadaval, como habitualmente, na Igreja Matriz do Cadaval.
0 Comentários