Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Ligação da Lagoa ao mar reaberta

Intervenção de urgência permitiu retirar areia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Já está reaberto o canal que liga a Lagoa de Óbidos ao mar, que fechou em dezembro. A intervenção realizada, face à urgência, começou nos últimos dias de 2018, e permitiu retirar a areia que estava a tapar a aberta.
Intervenção de urgência permitiu retirar areia

O concurso internacional para a segunda fase das dragagens da Lagoa de Óbidos, um investimento de cerca de 16 milhões de euros, será lançado, em Óbidos, em finais de janeiro ou inícios de fevereiro, segundo Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

A empreitada deverá ser adjudicada no segundo semestre do ano e terá um volume total de dragagem de cerca de 850.000 m3, tendo por objetivos contribuir para o aumento da superfície e volume da Lagoa, melhorar a qualidade da água armazenada, contribuir favoravelmente para a hidrodinâmica e o prisma de maré da Lagoa, evitar o isolamento dos Braços da Barrosa e do Bom Sucesso, contrariar a progressão da foz do Rio Real sobre o corpo principal da Lagoa e robustecer o cordão arenoso litoral que protege a Lagoa da agitação marítima.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.