Atuando na área da agricultura e da indústria alimentar e transformadora, mantém a certificação da Pêra Rocha do Oeste DOP, Maçã de Alcobaça IGP, Queijo Rabaçal DOP, e, mais recentemente, da Ginja de Óbidos e Alcobaça IGP. Realiza ainda várias certificações, entre as quais a certificação GlobalG.A.P, que funciona como um passaporte internacional para a exportação de frutas e vegetais, e ainda a certificação GRASP, que está associada ao GlobalG.A.P mas que visa as condições de trabalho e boas práticas sociais.
O modo de produção biológica é das áreas com maior expansão, sendo uma aposta de cada vez maior número de agricultores e da indústria alimentar.
Recentemente a Codimaco expandiu os seus âmbitos de certificação GlobalG.A.P. às flores e plantas ornamentais e ainda aos viveiros (PPM). O âmbito Cadeia de Custódia (CoC) GlobalG.A.P., é também uma aposta recente, que se aplica às empresas que manuseiam produtos GlobalG.A.P.
O referencial Nurture, direcionado para o mercado inglês, mais concretamente para a cadeia de supermercados TESCO, é uma aposta importante, sendo neste momento a Codimaco o único organismo de certificação aprovado em Portugal.
Para além disso, a Codimaco efetua também auditorias BRC e IFS, bem como análises de águas e resíduos, com recurso a empresas parceiras. A certificação ambiental Greening, a atribuição do Título de Regante e a Produção Integrada são também atividades importantes, uma vez que os agricultores estão sujeitos a uma série de práticas que carecem de certificação.
A Codimaco marca a sua diferenciação face à concorrência por estar estabelecida no meio rural, fator que se reflete na facilidade de contacto com quem os procura e está no terreno. “Quem nos conhece sabe que tentamos dar resposta às suas necessidades, uma vez que temos muito respeito pelos produtores”, o setor agrícola “é um pilar da economia e é visível uma nova geração de empresários que está a impulsioná-lo, por iniciativa própria”, dizem os responsáveis da Codimaco.
0 Comentários