A grande vencedora do concurso foi a árvore da Escola Básica e o Jardim de Infância do Nadadouro, do Agrupamento de Escolas Raul Proença. Este ano houve dois segundos lugares, nos quais ficaram o Jardim de Infância do Carvalhal Benfeito e o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina.
Pela “qualidade e criatividade de todas as árvores” a organização optou por classificar todas as outras escolas participantes em quarto lugar. “Achámos que era relevante atribuir esta distinção, até porque todas as árvores estão espetaculares”, disse o presidente da ACCCRO, Paulo Agostinho, que destacou que a iniciativa envolve “professores, alunos e suas famílias”. “Este tipo de iniciativas contribui para promover o espírito natalício dentro da escola e também para chamar os pais a participar, já que estes ajudaram os filhos na recolha do material para a confeção”, adiantou Paulo Agostinho.
Pedro Raposo, vereador da Câmara das Caldas que esteve presente na entrega dos diplomas aos estabelecimentos de ensino vencedores, elogiou os trabalhos que foram feitos nas árvores. “Com copos de plástico e garrafas a decoração natalícia ganhou criatividade e sustentabilidade neste Natal 2018” disse o autarca, destacando as questões de reciclagem no sentido estético.
Pedro Raposo revelou que três árvores das escolas com decorações alusivas a peixes e ao mar vão ser expostas no mercado do peixe como forma de embelezar o espaço.
A vereadora Maria João Domingos, responsável pelo pelouro da educação, também ficou satisfeita com a criatividade dos docentes, alunos e seus pais. Destacou igualmente a sensibilização ambiental que houve com os materiais utilizados nas decorações, salientando que “é o caminho certo e um ato de cidadania e cabe a todos dar o exemplo de como se pode fazer coisas de uma forma sustentável”.
Os representantes das escolas vencedoras aproveitaram a entrega dos prémios para elogiar a iniciativa.
“Com o objetivo de tornar a cidade mais apelativa pela altura do natal, acho que este concurso é uma das iniciativas mais interessantes pois aproxima as comunidades escolares da cidade e incute às crianças algum espírito de equipa, onde a sustentabilidade está bem assente”, realçou Isabel Sousa, da direção do Agrupamento de Escolas Raul Proença.
A educadora de infância do Jardim do Carvalhal Benfeito, Ana Paula Pinho, revelou que é um estabelecimento pequeno com 16 crianças e que foram envolvidas na iniciativa as famílias dos alunos.
Helena Conceição, diretora pedagógica do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, comentou que a decoração da árvore teve como tema o seu projeto de educação ambiental com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, onde foram utilizados copos de plástico.
Para a próxima edição do concurso de Natal 2019, Helena Conceição disse que pretendem também envolver na decoração os idosos que fazem parte do centro.
A escola vencedora recebeu 100 euros e as que ficaram em segundo lugar receberam ambas 50 euros, valor oferecido pela ACCCRO e patrocinadores (gráfica Grapel, papelaria Vogal e Netcópia).
Para a escolha das árvores vencedoras também contribuiu um júri composto por elementos da ACCCRO, Câmara das Caldas e Escola Superior de Artes e Design.
0 Comentários