Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
22° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
22° C
  • Monday 35° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C

Petição contra prospeção e produção de petróleo e gás

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A petição pelo cancelamento dos contratos e suspensão dos trabalhos de prospeção e produção de petróleo e gás será discutida na Assembleia da República no dia 21 de dezembro. Em causa estão os contratos com a Australis, que prevê a abertura de dois furos em 2019, na Bajouca, em Leiria, e em Aljubarrota, em Alcobaça.

A petição foi promovida pelo movimento Peniche Livre de Petróleo, subscrita por cerca de seis mil pessoas. Os signatários desta petição solicitam à Assembleia da República “que desencadeie as ações necessárias para cancelar os contratos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e suspender os trabalhos em curso na Bacia de Peniche e na Bacia Lusitânica, no mar e em terra, localizadas ao longo de toda a faixa litoral, entre Lisboa e Porto”.

Após a sua entrega na Assembleia da República, em dezembro de 2016, já foram cancelados os contratos marítimos, na Bacia de Peniche, mas restam ainda os da Bacia Lusitânica, localizados em terra, numa faixa litoral entre Caldas da Rainha e Soure.

“Portugal é um dos países europeus que mais sofrerá com as alterações climáticas. Se para evitar danos irreversíveis no sistema climático é necessário reduzir 45% das emissões de gases com efeitos de estufa nos próximos doze anos, Portugal tem de dar o exemplo, apostando na produção de energias renováveis em vez de petróleo e gás. Esta indústria destrói o bem-estar das populações locais, com contaminações de ar, água, solos e biodiversidade”, defendem os signatários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura