Esta é uma rádio feita por miúdos para miúdos. Emite ‘online” sem parar e durante três horas, de segunda a sexta-feira, as emissões são em direto e asseguradas por trinta crianças e jovens, dos sete aos dezassete anos.
Para a Catarina, ouvir-se a falar na rádio foi inicialmente esquisito. “Eu achei muito estranho. Nunca tinha ouvido a minha voz sem ser a sair da minha boca. Agora já gosto, porque já estou habituada”, relatou.
A Rafaela também já se sente confortável. “É uma segunda casa para mim. Eu gosto muito da Rádio Miúdos. Venho para aqui quando não tenho mais nada para fazer e o que eu gosto mais de fazer são as emissões, porque divirto-me com os meus colegas”, indicou.
Apesar da diversão, o projeto é levado muito a sério, contou a Matilde: “Às vezes fazemos algumas piadas, para a emissão não ser ‘uma seca’, porque é para miúdos”.
Para além da música, há entrevistas, passatempos e muita conversa, porque esta é uma rádio que procura dar voz às crianças, com discussão de temas que lhes interessem, fez notar a Patrícia. “Normalmente temos de pesquisar sobre a informação do que se está a passar no dia a dia, porque senão não sabemos o que vamos falar na emissão”, explicou.
A rádio está a crescer e já tem ouvintes em 176 países, um número, que segundo Leonor, impressiona. “É uma responsabilidade e uma conquista. Fomos crescendo”, frisou.
Para quem a rádio é uma paixão há muito anos, como a radialista Margarida Pinto Correia, um projeto como este é uma enorme satisfação. “É provavelmente uma incubadora extraordinária. Acredito que daqui a dez anos teremos imensos dinamizadores de rádio pelo país – entre jornalistas, animadores, produtores e técnicos – que ‘nasceram’ técnica e profissionalmente no Bombarral”, afirmou.
Mesmo que não venham a seguir o mundo da rádio, acredita-se que os miúdos com esta experiência ganhem a noção da palavra, a auto-confiança na sua voz e naquilo que têm para dizer. “Os próprios miúdos quando lhes damos voz e importância, percebemos que as coisas que eles têm para dizer não são brincadeira, e quando isso acontece eles desabrocham e dizem o que pensam e o que sentem”, declarou Verónica Milagres, diretora da Rádio Miúdos.
Miúdos com personalidade, protagonistas deste projeto de rádio distinguido por várias entidades públicas e que é já um sucesso com apenas três anos de existência, completados no dia 22 de novembro.
A festa de aniversário incluiu a inauguração dos novos estúdios, situados na Rua do Comércio, onde chegou a funcionar uma estação emissora radiofónica.
0 Comentários