Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Pinto da Costa emocionado com receção calorosa nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, veio às Caldas da Rainha na passada sexta-feira participar no 15º aniversário da delegação nº77 do clube – os Dragões do Oeste – e ficou emocionado com a receção calorosa de que foi alvo, quer da parte dos adeptos como também da autarquia e da cantora Rebeca, que atuou durante o jantar. “Ao fim de 36 anos [é presidente desde 1982] ainda consigo emocionar-me e sentir-me muito grato perante manifestações que vivi desde que entrei nas Caldas”, afirmou.
Troca de lembranças entre os presidentes do F.C. Porto e da Câmara Municipal (foto Rui Miguel)

Pinto da Costa foi primeiro recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Tinta Ferreira, e pelo presidente dos Dragões do Oeste, João Sousa. Houve troca de lembranças e curtos discursos. O autarca manifestou a “honra de receber o presidente de uma grande instituição que é o F.C. Porto”. “Parabéns pelo seu percurso e pelo trabalho do seu clube”, acrescentou, fazendo notar que com o dirigente nortenho o clube “deu um salto muito significativo nos títulos e na influência nos adeptos”, levando a que as gerações mais novas se dividam agora entre adeptos do Benfica, Sporting e F.C. Porto.

“Nas Caldas temos núcleos dos três grandes e o núcleo dos Dragões do Oeste é muito dinâmico”, apontou Tinta Ferreira, que deixou ainda uma confissão: “Sendo sportinguista tenho de reconhecer que o F.C. Porto está em grande forma”.

O presidente do F.C. Porto disse ter ficado “muito feliz” porque encontrou um presidente de Câmara que não é “dragão” mas que reconhece a importância do clube.

Aproveitou para enaltecer o poder local, que “tem sido quem reconhece o mérito do que fazem os clubes”, ao contrário do Governo que “ignora quase todos os clubes menos um [referência indireta ao Benfica]”.

“No ano passado o F.C. Porto pagou de impostos, diretos e indiretos, 42 milhões de euros. E se o Governo não tem respeito pelo que o F.C. Porto faz e o ignora, que nem um simples envio de parabéns fez, através de qualquer membro, nos seus 125 anos, podia ao menos o sr. Ministro das Finanças ter enviado a felicitação a um bom cliente. É por essa diferença de tratamento que eu nunca deixo de estar num município quando tenho essa oportunidade também para demonstrar o apreço e o valor que dou ao que é servir os cidadãos e servir a sua terra. Como tenho um grande amor à cidade do Porto, também aprecio muito aqueles que amam a sua terra. E quem não amar a sua terra, de certeza que nunca será presidente da câmara”, disse.

Aos portistas, disse que “estamos num bom momento, mas temos de ter sempre um caminho a seguir, que é fomentar a união”.

O segundo momento foi passado na sede do Núcleo dos Dragões, na Rua do Funchal, onde foi descerrada uma placa simbólica da presença de Pinto Costa, a quarta vez que vem ao núcleo.

O presidente da Assembleia Geral do Núcleo descreveu que tem sido procurado honrar o nome do F.C. Porto, fazendo excursões ao Dragão e encontros para o visionamento dos jogos emitidos na televisão, para além de conferências culturais e seminários de futebol, procurando cimentar a presença azul e branca na região.

Pinto da Costa revelou que “sempre que tenho oportunidade não deixo de estar nas delegações”, mesmo tendo a agenda cheia. Comentou também que visita o país independentemente do clube estar em primeiro lugar.

Num momento em que a equipa de futebol está em alta, com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões e a liderança do campeonato, o rival Benfica passa por momentos de contestação ao treinador Rui Vitória. Pinto da Costa foi instado a contar como é que acompanha a situação do clube adversário. “Não acompanhei, nem tenho de acompanhar. Tenho de acompanhar o FC Porto. Essa é a minha preocupação, nem me vou pronunciar nunca sobre qualquer clube que possa estar num momento menos feliz”, respondeu.

O último momento passado nas Caldas da Rainha foi no restaurante “A Lareira”, onde decorreu o jantar de aniversário do núcleo, que reuniu 430 pessoas à volta do líder. Pinto da Costa mostrou-se bem humorado e ao mesmo tempo emocionado com a moldura humana e a forma entusiasta como foi recebido

“A todos vós quero agradecer a receção que me prestaram. Quando marquei esta data chamaram-me à atenção de que ia coincidir com o quinto jogo da Liga dos Campeões e que podia ser um momento de menor entusiasmo e felicidade. Fiz dois reparos: primeiro, havíamos de estar felizes hoje e, segundo, que se não estivéssemos felizes nenhum de vós deixaria de estar aqui. Porque quem é dragão, quem sente e ama o clube, não está dependente de ganhar ou não para festejar aniversários das nossas casas”, discursou.

“O F.C. Porto teve um início em 1893, mas não terá fim porque é eterno. Desde o primeiro dia que estamos numa grande maratona. Corro com o testemunho há 36 anos, no dia em que o entregar, tenho a certeza de que quando o meu sucessor vier aqui ficará impressionado como o vosso entusiasmo. Queria agradecer, levo-vos no coração, sinto em cada gesto que têm por mim muita estima”, concluiu o presidente, não sem antes deixar um agradecimento especial à cantora Rebeca, que atuou no jantar e que “aqui se deslocou graciosamente”. A artista foi muito aplaudida e solicitada para dar autógrafos e posar para fotografias por parte dos adeptos portistas.

Tinta Ferreira desabafou que “fiquei um bocado surpreendido porque vejo muitos mais caldenses do F.C. Porto do que eu pensava. É uma festa bonita com bom ambiente. Eu sendo sportinguista emociono-me quando o F.C Porto ganha lá fora”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago