Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C

Confraria do Príapo apresentou a nova direção na Toca da Onça – Bistro

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Confraria do Príapo, que se dedica à promoção do falo caldense, iniciou “uma nova caminhada após umas longas férias”, com uma nova direção. Para marcar este “novo ânimo”, a atual direção, que foi eleita no passado dia 20, promoveu o primeiro evento social da confraria, intitulado “Falo vai à Toca”, na noite da última quarta-feira, em que houve uma exposição "Paródica", leitura de poesias eróticas e até apresentação de uma bebida afrodisíaca, “El Falo”, na Toca da Onça - Bistro.
Alguns confrades da nova direção da Confraria do Príapo

Fundada a 28 de abril de 2009, a Confraria do Príapo tem por objetivo defender, valorizar e promover a cerâmica popular das Caldas da Rainha, de que “o falo é o principal símbolo, privilegiando uma abordagem artística e rejeitando a vulgaridade, a grosseria e a ofensa social”. Contudo, esta associação tem estado inativa nos últimos cinco anos até que a anterior direção decidiu cessar os trabalhos e eleger novos órgãos sociais, com 17 votos a favor e um em branco

A nova direção é composta por Maria Dulce Horta (presidente do Conselho Diretivo da Confraria do Príapo), Ana Vasques (vice-presidente), Isabel Pecegueiro (tesoureira) e Marta Pinto (secretária). Liliana Resende, Rui Vogado e Carlos Oliveira são vogais. Da anterior direção mantêm-se Hugo Oliveira, que preside à Assembleia Geral, e António Marques como secretário da mesa, que agora tem a companhia de Maria Natércia Ferreira. O Conselho Fiscal conta com Eduarda Santos, Umbelina Barros e Romeu Henriques.

De acordo com Maria Dulce Horta, presidente do Conselho Diretivo da Confraria do Príapo, “decidi concorrer porque gosto muito de tradições, e não quero deixar morrer esta”, por isso, “partimos para este projeto, sem receios nem hesitações, e com muita vontade de continuar a trabalhar com os mesmos objetivos e mais alguns, mas sempre com aqueles que se identifiquem com o seu objeto social, defender, valorizar e promover com identidade própria a cerâmica erótica das Caldas da Rainha, de que o falo é a principal peça e símbolo”.

Para a nova direção “recomeçar é urgente, dar vida à Confraria é urgente, são as nossas prioridades, temos consciência da missão importante que temos pela frente, sabemos o que queremos e desejamos, os objetivos estão definidos, por conseguinte, o que todos sem exceção pretendem é a concretização dos mesmos”. Nesse sentido, a nova direção já tem várias ideias para colocar em prática, como a colocação de um grande falo numa das rotundas da cidade, a criação de um museu do erotismo nas Caldas e palestras de esclarecimento, pois “as pessoas nem sabem que existe e o que é a confraria”.

Além disso tem a ideia de realizar um intercâmbio com outras confrarias parecidas com esta.

Maria Dulce Horta também reconheceu que irá encontrar algumas dificuldades e obstáculos, e “até podemos cair mas não vamos desistir”. “Aconteça o que acontecer, a maior vitória será saber que demos sempre o nosso melhor em todos os momentos deste projeto”, destacou a presidente do Conselho Diretivo da Confraria, adiantando que “não nos podemos esquecer que cada dia que temos pela frente é uma oportunidade para conseguir uma pequena conquista. E se formos persistentes e nunca desistirmos, no final de tudo acredito que sairemos todos vitoriosos daquilo a que todos nos propomos – a defesa, elevação e grandeza do falo como identidade própria das Caldas da Rainha”.

Para já a confraria não tem local para instalar a sede, visto que o Centro de Juventude vai fechar para obras. “Este é outro dos nossos objetivos, arranjar um local para instalar todo o espólio da Confraria”, explicou Maria Dulce Horta.

A noite ficou marcada pela leitura de poesias eróticas por parte do ator José Ramalho, interpretação de peças musicais pelo pianista Tiago Mileu e ainda distribuição de medalhas aos novos confrades. Além disso foi apresentado o novo cocktail “El Falo”, que vai passar a incorporar a carta de bebidas da Toca da Onça – Bistro. Esta bebida é composta por maçã, gengibre, pau de cabinda, baunilha e whisky Jameson.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

medicos

Incêndio em anexo que servia de depósito de madeira

Um incêndio habitacional em Tornada mobilizou os bombeiros das Caldas da Rainha cerca das cinco e meia da manhã do passado dia 23, tendo ardido o anexo de uma casa onde era guardada madeira.

incendio