Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Barco em dificuldades com seis pescadores a bordo

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Foi um grande susto mas está tudo bem e agora é voltar outra vez ao mar. É a luta da faina”, desabafou Vasco Lourenço, mestre do “Avô Rita”, à chegada ao porto de Peniche, depois da embarcação ter estado em dificuldade com a entrada de água a bordo, o que levou a um pedido de socorro quando se encontrava a quatro milhas da costa, ao largo de Santa Cruz, em Torres Vedras, ao final da tarde do passado sábado.
A embarcação de pesca “Avô Rita”, à esquerda, foi rebocada para terra por outro barco

O barco, matriculado no porto de Peniche e com quinze metros de comprimento, transportava seis pescadores, com idades entre 40 e 55 anos, e regressava a terra depois de um dia de faina, quando uma anomalia fez com que começasse a entrar água a bordo. “Vínhamos a navegar e apareceu água dentro da casa das máquinas”, relatou o mestre.

O alerta foi dado pelas 18h41 tendo, de imediato, sido ativada a lancha semirrígida da Estação Salva-vidas de Peniche, a lancha de fiscalização rápida “Hidra” e a corveta “António Enes” da Marinha. Foi ainda solicitado o apoio à Força Aérea para a intervenção do helicóptero EH-101. Contudo, pelas 19h15 a tripulação da embarcação comunicou que a entrada de água tinha sido controlada, necessitando de apoio para reboque.

A corveta e o helicóptero acabaram assim por não serem precisos, tendo os meios da Marinha apoiado a operação de auxílio, que foi concretizada a doze milhas de Peniche, pela embarcação de pesca “Mãe Puríssima”, que realizou o reboque com o apoio do barco “Paz no Mundo”.

O “Avô Rita” chegaria a Peniche cerca das onze da noite de sábado. Os seis pescadores não sofreram nada e tudo não passou de um grande susto. O mestre estava visivelmente abalado.

Esta não é a primeira vez que o “Avô Rita” sofre percalços. Em 2016 o barco ficou encalhado num banco de areia ao largo de Sagres e a tripulação na altura, igualmente seis homens, teve de ser resgatada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

Dois homens detidos por caça ilegal

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha da GNR deteve dois homens, de 56 e 57 anos, por caça ilegal em área de proteção, em Alvorninha, no concelho de Caldas da Rainha.

caca

Bebé em paragem cardiorrespiratória socorrida no Bombarral

Uma bebé de quatro meses foi socorrida no Bombarral por se encontrar em paragem cardiorrespiratória, tendo sido mobilizados diversos meios para a ocorrência, que culminou com o transporte da criança para o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

bebe