A 14 de novembro de 2006 abriam em Óbidos as primeiras instalações da EHTO. Nesse primeiro dia arrancavam as aulas do curso de técnicas e gestão de turismo (atualmente é curso de gestão de turismo), com doze alunos.
De um único curso nesse ano passou-se para seis cursos em 2018. Desde há dez anos que a escola também tem instalações nas Caldas, onde ficaram os serviços administrativos.
A festa do 12º aniversário foi realizada no Bowling Caldas e serviu para os alunos saírem do recinto escolar e aproveitarem para momentos de convívio, neste caso com uma modalidade propícia à diversão – o bowling, que juntou também em competição professores e funcionários distribuídos por equipas. Houve ainda karaoke e oportunidade de experimentar outros jogos.
À iniciativa juntou-se um caráter solidário, com recolha de roupa usada para entregar à Loja Social do Centro de Recursos Comunitários da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha e recolha de géneros alimentares para entregar ao Banco Alimentar do Oeste.
Foi igualmente realizada uma ação de sensibilização no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, em parceria com a Cruz Vermelha de Caldas da Rainha, incluindo informação e medição dos valores de glicemia.
Após o almoço convívio foi cortado o bolo de aniversário, altura aproveitada pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, sublinhar que a EHTO “veio colmatar uma necessidade sentida nesta região, porque havia uma carência de recursos humanos de qualidade que pudessem fazer um bom trabalho na área dos serviços de turismo”.
No seu entender, a EHTO e as outras escolas da rede do Turismo de Portugal “têm dado um contributo decisivo para o grande crescimento do turismo no país”, porque “o turismo não só gosta do nosso sol, do património e do meio-ambiente, mas também dos recursos humanos que o atende”.
Daniel Pinto, diretor da EHTO desde 2010, lembrou que “os proprietários dos edifícios onde a escola está instalada são as Câmaras de Óbidos e das Caldas, que em boa hora desenvolveram um protocolo com o Turismo de Portugal”.
Com a saída do Teatro da Rainha das instalações onde está a escola nas Caldas, quando a nova sede da companhia for construída a EHTO poderá ocupar esse espaço e ampliar a sua área. A ideia é apoiada pelo presidente da Câmara.
Reunião Eco-Escolas
Na sexta-feira realizou-se no restaurante pedagógico da EHTO o almoço do projeto À la Carte, preparado pelos alunos finalistas do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e servido pelos alunos do 2º ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.
Há sempre dois pratos à escolha. O menu dedicado ao México apresentava tacos mexicanos, filetes à Vera Cruz, chilli e churros, enquanto que o menu português era composto por caldo verde, cataplana, leitão assado e pastéis de feijão.
O momento foi aproveitado para a realização do primeiro Conselho Eco-Escolas. Uma reunião à mesa, cheia de sabores e ideias partilhadas entre os vários representantes, entidades parceiras, alunos, professores e colaboradores.
Estiveram presentes Maria João Domingos, vereadora da educação e do ambiente da Câmara das Caldas, Susana Chust, da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Sara Duarte, da Águas do Tejo Atlântico, Cláudia Almeida, do Centro de Recursos Comunitário da Misericórdia das Caldas da Rainha, Francisco Simões, do Oeste Sustentável, e Sérgio Félix, da Associação Empresarial da Região Oeste.
Os responsáveis falaram de iniciativas que têm vindo a ser realizadas para a redução da pegada ecológica, quer através da substituição de lâmpadas por luzes led, seja por instalação de sistemas fotovoltaicos nas escolas, com venda da energia produzida, entre outras.
Sob orientação do professor coordenador do projeto Eco-Escolas na EHTO, Luís Lalanda, os alunos participantes foram abordados no sentido de darem sugestões para um melhor ambiente. A separação do lixo orgânico e não orgânico nos corredores da escola, a redução na cantina do papel que se coloca em cima dos tabuleiros que vão para as mesas, a substituição dos plásticos dos invólucros do pão por outro material não poluente, foram algumas das ideias.
O projeto À la Carte prossegue na próxima sexta-feira, com um menu turco em alternativa ao menu português. A ementa turca é composta por sopa de iogurte, espadarte com batata, pernil de borrego e baklava. Os pratos nacionais são salada de polvo, arroz do mar, cozido à portuguesa e arroz doce. O restaurante pedagógico está aberto ao público e a refeição custa quinze euros.
EHTO no México
A EHTO continua em grande atividade. O chefe Luís Tarenta coordena a equipa que está desenvolver menus temáticos sobre a literatura portuguesa no Festival Gastronómico inserido na Feira do Livro de Guadalajara, no México, o maior evento do género na América do Sul, de 24 de novembro a 2 de dezembro.
A escola participou também no 31º Concurso da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, realizado na Holanda. Estiveram presentes a aluna Fátima Joaquim, do curso Gestão de Turismo, e Filomena Raposo, ex-aluna do curso de Operações Turísticas e Hoteleiras.
A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais em Alcobaça contou igualmente com uma representação da EHTO.
0 Comentários