Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

Empresa obidense ajuda a reduzir internamentos hospitalares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dois projetos baseados na solução HCAlert, desenvolvida pela Hope Care, empresa do Óbidos Parque, são responsáveis pela redução do número de internamentos em dois hospitais do país.
Hope Care, empresa do Óbidos Parque, criou solução tecnológica

Através deste sistema de analítica aplicada à telemonitorização de dados de saúde, a Hope Care – a primeira empresa portuguesa a aliar serviços a produtos e plataformas tecnológicas de ponta que permitem a prestação de cuidados sociais e de saúde sem barreiras – recolhe e monitoriza sinais vitais à distância.

“Os doentes medem os seus biossinais, que são enviados para uma equipa de triagem. É essa equipa que vai aferir se há necessidade de intervenção médica especializada, de assistência e/ou encaminhamento” imediato para o hospital, explica José Paulo Carvalho, da empresa.

Um dos projetos já no terreno, e com um impacto bastante positivo – quer na qualidade de vida dos doentes e outcome clínico, quer nos custos – está a funcionar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e destina-se a doentes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).

Nesta unidade, o projeto baixou, em 50%, o número de internamentos, e em 30% as idas às urgências, revela José Paulo Carvalho. Ao mesmo tempo, “está também a melhorar a qualidade de vida dos doentes”, ao permitir que vivam menos, e por períodos menos frequentes, a experiência hospitalar.

Outro dos projetos está a ser implementado no Centro Hospitalar Cova da Beira, este para doentes com insuficiência cardíaca. Também aqui se verificou uma diminuição acentuada, em apenas um ano, do número de novos internamentos e dos episódios de urgência.

“A grande missão da Hope Care é ‘construir’ um hospital em casa, por meio da tecnologia, proporcionando acesso universal à Saúde”, afirma José Paulo Carvalho. O desafio agora desta empresa do Parque Tecnológico de Óbidos é “escalar e conseguir números ainda mais expressivos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa