Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Joias inspiradas nos bordados das Caldas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Heart of a Queen” é o nome da nova coleção de joias, em que as vinte e uma peças são inspiradas nos bordados das Caldas da Rainha.
Entidades e a joalheira no lançamento da coleção

Esta iniciativa que junta em parceria o CLDS 3G, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a joalheira Sofia Tregeira e a Associação de Bordados das Caldas da Rainha, foi lançada na passada sexta-feira, no mezzanine do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC). O projeto contou ainda com a colaboração de mais dois caldenses, André Sentieiro, diretor criativo e designer, e Miguel Lopes, fotógrafo.

De acordo com Sofia Tregeira, foi um “projeto que gostei bastante de desenvolver pois estava vocacionado para a minha área de trabalho, que é a joalharia”. Além disso sublinhou era um convite para desenvolver um trabalho na “terra que me viu nascer e que faço questão de levar o nome para fora”.

Para a joalheira caldense, “este não foi um trabalho fácil e durou meses, pois envolveu alguma técnica”. Contudo, confessou que “esta coleção não era aquele tipo de joias que eu tinha de fazer rapidamente para apresentar a uma cliente normal, por isso foi mais pensada”.

A coleção, que é constituída por colares, pulseiras e brincos, banhados a ouro, foi uma “forma de devolver as joias à rainha, que ficou despida delas”. Segundo a lenda, a rainha D. Leonor abdicou de todas as suas joias para ajudar o seu povo e construir o hospital local. Como tal, o povo das Caldas desenhou e criou um manto real com bordados para a rainha desfilar no cortejo real, originando assim o Bordado das Caldas.

Nesse sentido, Sofia Tregeira procurou que “cada peça correspondesse a um ponto dos lendários Bordados das Caldas”. Igualmente explicou que a coleção conta com peças mais simples e outras mais vistosas, complementadas com pedras naturais, como as pérolas, que permitem “dar um pequeno valor a algo que também é nobre, que não é só metal”. Por isso, “fiz questão de utilizar pérolas que fossem ao encontro dos tons que estão patentes nos bordados”.

Cada peça adquirida é assinada devidamente pela joalheira e acompanhada de um saco bordado pelas bordadeiras, que contém o mesmo ponto da peça em questão. Além disso conta com um flyer informativo, que explica a lenda em três línguas.

“A ideia não é só vender a joia, mas sim disponibilizar ao cliente o pacote completo”, disse Sofia Tregeira.

Para este trabalho, a caldense contou com o apoio das bordadeiras da Associação de Bordados das Caldas da Rainha, que foram “incansáveis no fornecimento de todo o material necessário para desenvolver as joias”.

Presente no lançamento esteve a presidente da Associação do Bordado das Caldas da Rainha, Principelina Louçã, que ficou muito satisfeita com o resultado final.

Já o vice-presidente da Câmara das Caldas, Hugo Oliveira, sublinhou que “esta devolução à rainha das suas joias tem uma importância muito grande, pois permite que Caldas seja cada vez mais reconhecida pelos seus produtos e pelos seus bordados”.

Para já, as joias encontram-se expostas no Posto de Turismo da cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

“RBmoda”, nova loja de moda masculina na Rua das Montras

Abriu no passado sábado mais um espaço dedicado à moda masculina em Caldas da Rainha, a RBmoda, que pertence aogrupo Rebelequation Lda, que já detém a loja de marca portuguesa de moda feminina Ferrache. A nova loja de moda masculina situada em plena Rua das...

ferrache1