Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

ACCCRO homenageou sete empresas caldenses na gala de aniversário

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Sete empresas caldenses foram homenageadas no passado sábado no âmbito da Gala Empresarial da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que reuniu cerca de 170 pessoas num jantar de comemoração dos 116 anos da associação, no restaurante A Lareira. Além das cinco empresas prestigiadas pela sua antiguidade, também foi entregue o Prémio Projeto à Sportino e o Prémio Inovação ao Maratona - Restaurante, Café e Bar, que pertence à firma Vale & Costa, Lda.
Equipa da ACCCRO

Num ambiente de emoção e de simbolismo, a ACCCRO comemorou mais um aniversário daquela que é atualmente a décima associação empresarial com mais anos de existência em Portugal, num universo de mais de 500 associações empresariais. Fundada a 12 de novembro de 1902, por um grupo de quarenta e cinco cidadãos, que se reuniram no Hotel da Copa para aprovar os estatutos, sendo no ano seguinte inaugurada a sua sede, “hoje é a única da região Oeste que consegue viver dos seus cofres e uma das poucas no país que não precisa de recorrer a negócios e patrocínios de ninguém”.

Mas os116 anos de vida da associação comercial também se devem à “excelência das empresas com décadas de trabalho, à nova geração de empresários, que criaram novos conceitos na cidade, e ainda aos associados”, sublinhou Paulo Agostinho, presidente da associação desde 2013.

Atualmente a ACCCRO, promotora do desenvolvimento empresarial e económico, e que tem por missão promover, apoiar, representar e defender os interesses das empresas suas associadas, conta com “mais de 700 associados com quotas em dia”. Paulo Agostinho destacou o “intenso envolvimento da equipa e de parceiros”.

Em relação à iluminação de Natal das Caldas, que será inaugurada no próximo sábado com um espetáculo junto à árvore de Natal gigante de 33 metros, “este ano não correu muito bem”. Contudo, Paulo Agostinho sublinhou que “será uma das maiores e também uma das primeiras a ser inaugurada no país”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira manifestou a satisfação pela iniciativa levada a cabo pela ACCCRO, pois “mostra que o nosso tecido empresarial está vivo e forte”. Destacou também a resiliência das empresas caldenses, que “apesar de viverem momentos bons e outros de maior dificuldade, o que é facto é que caracterizam o contexto comercial do nosso concelho”.

Além disso referiu que o setor empresarial das Caldas mostra que “é possível crescer e inovar, tornando-se cada vez mais forte”. As empresas destacam-se pela “atratividade comercial efetivamente forte, que faz com que milhares de pessoas continuem a vir à nossa cidade fazer compras”.

Nesse sentido, o autarca referiu que “o vosso trabalho com a nossa envolvência e com a nossa disponibilidade e investimento, seguramente conseguiremos fazer com que a nossa cidade continue a ser atrativa para quem nos visita”.

Em relação às iluminações de natal, Tinta Ferreira explicou que este ano a iniciativa “obrigou a um esforço financeiro superior por parte do município”. Como tal, o projeto terá um aumento de custo de 40 mil euros, em relação ao ano passado, que foi 96 mil euros. “Não podíamos correr o risco de não ter a dinâmica que resulta do natal e do contexto comercial da cidade”, frisou o autarca, que aproveitou para destacar outro dos projetos que estão previstos para a cidade, “Lojas com História”.

Empresashomenageadas

A noite ficou marcada pela entrega das homenagens a algumas “casas com grande tradição” na cidade. Este ano mereceram distinção cinco empresas.

Um dessas empresas é um dos cafés mais antigos das Caldas da Rainha e o primeiro do Bairro da Ponte, o Café Bordalo, que já vai na terceira geração. Situado no Largo Frederico Ferreira Pinto Basto, este espaço foi uma barbearia e uma taberna, e em 1945 Diamantino Couto e Ema Leal transformaram-no em café, que ainda hoje perdura na cidade.

Outra dessas empresas foi a loja centenária “José Ribeiro & Filhos, Lda”, instalada na Praça da Fruta. Uma das lojas mais antigas de tecidos, artigos de retrosaria e roupa interior, que continua igual a si própria, pelas mãos do atual proprietário, Rogério Ribeiro, que assumiu a gestão do estabelecimento em conjunto com a sua irmã Céu Ribeiro, com apenas 17 anos.

O restaurante Mimosa, situado na Praça 5 de Outubro, dirigido por Deonilde Azenha e o seu marido Francisco Almeida, foi outro dos estabelecimentos mais emblemáticos da cidade homenageado com o prémio.

Com sede em Caldas da Rainha, a Amaro da Silva, Lda é hoje uma empresa de referência e líder na instalação e manutenção de equipamentos de frio industrial. Esta empresa, que na década de 80 chegou a ter 80 funcionários, e que hoje conta com 14, foi outras homenageadas.

Nesta categoria também foi destacada a loja Zelu Noivas, que surgiu pelas mãos do casal Maria da Lurdes Ferreira e José Maria Agostinho, em maio de 1968. Após a morte do marido, Maria de Lurdes continuou o projeto, que apoiado pela criatividade de Susana Agostinho e pela gestão inovadora de Paulo Agostinho, “tem sido exemplo de um comércio que nos orgulha”.

A ACCCRO também distinguiu o Maratona- Restaurante, Café e Bar, que pertence à firma “Vale & Costa, Lda”, com atribuição do Premio Inovação. Este café histórico, com mais de 50 anos, é segundo a ACCCRO, “não só um café mas também um restaurante que se adaptou as circunstâncias e às exigências do público, com novos conceitos e iniciativas arrojadas”.

Mais recente é a empresa Sportino, que abriu a primeira loja em 1982, no Bombarral, e que atualmente conta com 14 espaços espalhados pelo país. Este projeto familiar, que se destacou na moda desportiva, sendo representante de dezenas de marcas, é uma “empresa que não tem medo do risco” e que por isso mereceu por parte da ACCCRO o Prémio Projeto.

Além do diploma de reconhecimento e agradecimento, os empresários receberam uma medalha em cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.