Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 17° C

Biblioteca do Cadaval exibe coleção de pintor angolano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estará patente, de 1 a 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a exposição póstuma da coleção “Roberto Silva, Cadaval 1981-1986”. A inédita mostra exibirá o espólio daquele que representa um pintor angolano que residiu no Cadaval. A exposição inaugura dia 30, pelas 18h00.
Mestre Roberto a pintar criança de Famões

Roberto Silva nasceu em 1907, em Benguela (Angola), e não existem certezas nem do ano, nem do local do seu falecimento. De igual modo se desconhece o que motivou a sua vinda para o Cadaval, no ano de 1981.

“Era uma pessoa extremamente pobre e sem qualquer apoio social, que se alimentava na cozinha do hospital e residia numa arrecadação cedida pelo Município do Cadaval” afirma Rui Henriques, curador da coleção, em nome da Câmara Municipal. “O único recurso que tinha era proveniente da venda das suas pinturas e retratos, o que era manifestamente insuficiente”, adianta o responsável.

Em 1986, sairia do Cadaval, por doença, e não há memória de alguma vez ter regressado. Da sua passagem pelo concelho não existem muitos registos, mas as obras que deixou ao Município, e as que existem em casas particulares, constituem hoje a coleção “RS Cadaval 1981-1986”.

Na exposição vão estar expostas 26 obras originais do pintor, 24 das quais pertencentes ao acervo camarário e duas cedidas por particulares para o efeito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda