Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Última etapa regional do Jovem Talento da Gastronomia 2018

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Trinta e dois concorrentes, estudantes e profissionais, mostraram as suas competências em diversas provas da 3ª e última Etapa Regional do Jovem Talento da Gastronomia 2018 (JTG), que se realizou na passada quarta e quinta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha. Os melhores classificados e vencedores das respetivas categorias durante as etapas regionais vão disputar a Final Nacional que vai decorrer nos dias 4 e 5 de dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima.
Alunos que participaram na categoria Cozinha com arroz Bom Sucesso

Este concurso, que já existe há sete anos, é dedicado às áreas de cozinha, pastelaria, artes da mesa e bar, sendo composto por três etapas regionais (Norte, Centro e Sul).

“A ideia do JTG não é só avaliar a área da cozinha, mas sim todas as disciplinas da hotelaria e da restauração, em que cada é especializada em diversos produtos”, explicou Susana Hurtado, da organização do JTG.

Nesse sentido, ao longo dos dois dias os concorrentes mostraram as suas competências nas categorias em prova da etapa do centro como Cozinha Makro, Petiscos com Super Bock Selecção 1927, Cozinha com Legumes Bonduelle, Barman Inter Magazine, Pastelaria Espiga, Tradição com Arroz Bom Sucesso, Artes da Mesa e ainda Cozinha com Polvo Nacional Brasmar.

Em paralelo, a Academia JTG foi uma vez mais palco de apresentações, demonstrações e debates sobre temas da atualidade gastronómica.

Para Susana Hurtado foram “dois dias muitos longos, com muitas provas, em que alunos muitas vezes ficaram stressados. Apesar disso correu tudo muito bem”. Além das provas, o concurso também apelou à componente pedagógica.

Segundo a responsável, “aqui não interessa só ganhar mas sim estabelecer o contato com os membros do júri, que são profissionais em ativo e que podem ajudar posteriormente os alunos”, adiantando que é igualmente “interessante ver a convivência entre os alunos de várias zonas do país, que acabam por trazer às escolas onde decorrem as etapas um bocadinho do que se passa noutros centros urbanos”.

Na etapa do centro, os melhores classificados e vencedores da respetiva categoria foram Guilherme Gaspar, do Restaurante A Cavalariça, na Cozinha Makro, Joana Candeias, da Escola Profissional do Vale do Tejo, no Petiscos com Super Bock Selecção 1927, Gonçalo Carvalho, da Taberna Ó Balcão, na Cozinha com Legumes Bonduelle, Samuel Santos, do Rito Hall da Serra, na Pastelaria Espiga, Lionel Martins, do Hotel Meliã Braga, na Tradição com Arroz Bom Sucesso, Tiago Correia, da EFTA (Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro), na Cozinha com Polvo Nacional Brasmar, Ricardo Sousa, da EPADRC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister), no Barman Inter Magazine, e Hugo Antunes, da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, na Artes da Mesa.

Na categoria Polvo Nacional Brasmar participou um ex-aluno e uma aluna da EHTO, João Santos e Daniela Martins.

Para o ex-aluno do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria da EHTO, “a experiência foi muito stressante mas que permitiu ter conhecimentos para projetos futuros”.

O concorrente da EHTO apresentou como proposta o prato “O aldeão e o povo”, que consistia “numa simples salada de polvo, com muitas técnicas e elementos”. Já aluna do curso de Gestão e Produção de Pastelaria, que apresentou como proposta um polvo à lagareiro, sublinhou que “foi uma ótima oportunidade de conviver e aprender com outras escolas”.

O júri do JTG foi composto por importantes figuras das áreas que o concurso abrange.

Agora seguem para a Final Nacional apenas os quatro concorrentes com a pontuação mais elevada obtida no conjunto das classificações das etapas regionais, onde vão prestar a última prova. Além da entrega dos prémios, este ano o JTG também vai promover o fórum “Que Futuro para a Gastronomia de Portugal”, no dia 5 de dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima.

De acordo com Susana Hurtado “o fórum vai contar com a presença de cada um dos representantes das marcas/categoria, que vão trazer um bocadinho da atualidade gastronómica aos alunos”.

Para Daniel Pinto, diretor da EHTO, foi uma “honra receber esta etapa do concurso JTG, que prima pela qualidade e pela valorização da inovação, e é isso que queremos fazer aqui no dia-a-dia da escola, pois queremos que os nossos alunos procurem sempre a excelência e a inovação naquilo que fazem”.

Na etapa final, todos os vencedores vão ser premiados com um estágio no hotel Vila Vita Parc, no Algarve. Além disso para os vencedores de cada uma das categorias também existe um prémio.

Na categoria Cozinha com Polvo Nacional Brasmar, o premiado receberá a oferta de um jantar para duas pessoas num restaurante Estrela Michelin, em Portugal, e um cabaz de produtos Brasmar.

Já o vencedor da categoria Cozinha Makro vai receber um cheque de 1.000€ em produtos Makro e na categoria cozinha com arroz Bom Sucesso um troféu e um cabaz de arroz Bom Sucesso. Na categoria Cozinha com Legumes Bonduelle um fim-de-semana e jantar para duas pessoas num hotel de charme em Portugal.

Aos restantes alunos que participaram nas etapas regionais foi oferecida uma farda da Prochef.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos