Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Competição testou bombeiros em provas como se estivessem em operações de socorro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma dura competição colocou à prova no passado fim de semana, nas Caldas da Rainha, oitenta bombeiros de quinze corporações, que testaram as suas capacidades e a resistência perante a simulação de situações de socorro reais. Tratou-se do RedSwat Firefighter Combat Challenge, competição de origem norte americana, que se realiza em Portugal pela terceira vez. Trazido para Portugal pela empresa RedSwat, promovido pela empresa Trilhos & Desafios e com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses e dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, o evento permitiu demonstrar a elevada exigência a que são submetidos os soldados da paz.
Prova começava com os bombeiros a carregarem mangueiras de dezanove quilos

Começava por subirem a uma torre de onze metros com mangueiras de dezanove quilos (como se subissem a um prédio para apagar o fogo), e no topo içarem outras mangueiras com o mesmo peso, descerem da torre degrau a degrau e no solo baterem com uma marreta num aço com 75 quilos (simulando a abertura de obstáculos), para o moverem meio metro. Seguia-se uma corrida em slalom até pegarem numa mangueira, passarem um pórtico e acertarem num alvo com a água, como se estivessem no combate a um incêndio.

A última etapa era transportar um manequim de 80 quilos e 1,75 metros, como se fosse uma vítima real, ao longo de trinta metros. Sempre vestidos com o pesado equipamento de combate (cerca de trinta quilos), os bombeiros chegavam ao fim extenuados. Ganhava quem demorasse menos tempo.

As provas realizaram-se em eliminatórias até à final, no exterior do pavilhão da Expoeste. Adelino Gomes, da Liga dos Bombeiros Portugueses, comentou que a competição era “muito dura”, avaliado pelo “esforço que levava até à exaustão”. “Isto mostra o sacrifício e a realidade dos bombeiros em Portugal, que têm sempre este tipo de atuações, algumas delas bem mais difíceis”, fez notar. O responsável sublinhou “a camaradagem, o estímulo dos companheiros e até dos adversários”.

Em média as provas eram cumpridas em cerca de dois minutos, o tempo que pode ser preciso para salvar vidas.

As provas eram feitas individualmente ou em equipa, e no final os bombeiros participantes foram unânimes: “É uma prova muito exigente”, comentou Mauro Castro, dos bombeiros sapadores de Setúbal. “Mostra a destreza, a parte física e mental dos bombeiros. Mas se fosse fácil não era para nós. A fibra dos bombeiros está aqui bem demonstrada”, disse Rui Faria, dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, cuja equipa incluiu ainda Vítor Tavares, Telmo Pacheco, Marino Mendes e Rui Alves.

A competição não era só para homens. As mulheres também mostraram garra. “É um bocadinho mais duro da nossa parte porque anatomicamente temos menos força, mas os homens acabam por ver que conseguimos fazer tudo”, assegurou Beatriz Bernardes, dos bombeiros municipais de Coruche.

“É uma prova de superação. Podemos realmente dizer que somos umas autênticas mulheres de ferro”, acrescentou Sónia Alves, da mesma corporação.

Pedro Simões, da RedSwat, salientou que “o que nos impulsionou a trazer esta iniciativa para Portugal foi a oportunidade de colocar os bombeiros portugueses a desempenhar provas certificadas internacionalmente, e perceber que em igualdade de circunstâncias talvez até estejam mais bem preparados do que os seus colegas de outros países”.

A equipa vencedora foi a dos bombeiros voluntários de Espinho. Em segundo ficaram os voluntários de Queluz e em terceiro os sapadores de Setúbal.

Individualmente, venceu Duarte Mendes, dos Sapadores de Lisboa, em segundo ficou Mauro Castro, dos Sapadores de Setúbal, e em terceiro Hugo Vaz, dos bombeiros voluntários de São Martinho do Porto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos