Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

A vacina contra a gripe

Miguel Miguel

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Todos os anos por esta altura, inicia-se a vacinação contra a gripe, mas associada a esta, surge também a dúvida do ser ou não ser vacinado. É importante por isso esclarecer um pouco sobre esta vacina.
Miguel Miguel, enfermeiro especialista

Tal como as outras vacinas, a vacina contra a gripe é uma preparação de antigénios (microorganismos completos, mortos ou atenuados, ou fragmentos), que quando administrada num indivíduo induz uma resposta imunitária protectora específica em relação ao microrganismo que a vacina contém. Ao desencadear a resposta imunitária, é como se o indivíduo tivesse sido realmente infectado pelo microrganismo, desenvolvendo assim defesas imunitárias. Quando existir contacto real com o microrganismo, o corpo já sabe como se defender, muitas vezes nem chegando a adoecer.

As vacinas são por isso uma forma de prevenção para muitas doenças actualmente evitáveis, sendo a gripe, uma delas.

A gripe é uma doença respiratória, provocada pelo vírus da gripe (vírus influenza) e que transmite-se facilmente de indivíduo para indivíduo através das gotículas emitidas com a tosse ou os espirros. A inalação dessas gotículas através do nariz ou garganta permite a entrada do vírus no organismo, onde destrói a membrana mucosa do tracto respiratório e infecta as células. Como principais sintomas salienta-se: febre elevada, arrepios, dor de cabeça e muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca.

A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação, que deve ser repetida anualmente, especialmente nos grupos prioritários, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade, grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

A vacina contra a gripe é gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, indivíduos residentes em lar de idosos, internados em unidades de cuidados continuados integrados, em hospitais do Sistema Nacional de Saúde, com apoio domiciliário, entre outros. Está disponível nos centros de saúde, não necessitando de receita médica ou guia de tratamento para ser administrada. Para as pessoas não incluídas nos grupos abrangidos pela vacinação gratuita, a vacina é disponibilizada nas farmácias, nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica. Para além dos grupos prioritários enunciados anteriormente, a Direção Geral de Saúde recomenda a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

A vacina deve ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até Dezembro. Pelo facto do vírus sofrer alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deve ser repetida anualmente. A vacina da gripe para a época 2018/2019 é uma vacina trivalente, ou seja, previne a gripe causada por três tipos de vírus diferentes.

Sendo a vacina contra a gripe a melhor forma de prevenção, não hesite em vacinar-se e lembre-se que apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce